;
Projeto de lei prevê vistoria obrigatória para carros com mais de cinco anos

Projeto de lei prevê vistoria obrigatória para carros com mais de cinco anos

 Proposta aprovada na Câmara cria inspeção periódica, multa de R$ 195 e cinco pontos na CNH para quem rodar sem laudo válido.


Foto de Divulgação
  


O Projeto de Lei nº 3.507/2025, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, prevê mudanças significativas nas regras de vistoria veicular previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A proposta determina que veículos com cinco anos ou mais de fabricação passem a ser obrigatoriamente submetidos a inspeções periódicas.
 
O texto, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP) e relatado pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), também cria punições para quem circular sem vistoria válida. Nesses casos, o condutor cometerá infração grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23, além da possibilidade de retenção do veículo para regularização.
 
VISTORIA EM MAIS SITUAÇÕES
 
Além da obrigatoriedade periódica, o projeto amplia os casos em que a vistoria será exigida. Pela nova regra, o procedimento passará a ser obrigatório também em situações como:
 
• Transferência de propriedade
• Veículos com suspeita de clonagem
• Veículos roubados e posteriormente recuperados
 
A medida visa dificultar fraudes, combater o mercado ilegal e melhorar o controle da frota em circulação no país.
 
COMO FUNCIONA HOJE
 
Atualmente, a vistoria é exigida apenas em casos específicos, como:
 
• Compra e venda de veículos usados
• Transferência de município
• Emissão de CNH com necessidade de adaptação veicular
 
O serviço é vinculado aos Detrans estaduais, que credenciam empresas responsáveis pelas inspeções.
 
UNIFICAÇÃO DAS REGRAS
 
O projeto também busca unificar a legislação. Hoje, as regras estão divididas entre o Contran (itens de segurança e periodicidade) e o Conama (emissões de poluentes e ruídos).
 
Pelo Artigo 104 do CTB, veículos particulares de até sete lugares ficam isentos de vistoria por três anos a partir do primeiro licenciamento, desde que não sofram acidentes de média ou grande monta e mantenham as características originais. Para outros veículos novos, a isenção é de dois anos.
 
Com a nova proposta, caberá ao Contran definir os prazos de renovação dos laudos de vistoria.
 
PRÓXIMOS PASSOS
 
O Projeto de Lei nº 3.507/2025, que tramita em caráter conclusivo, ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para entrar em vigor.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem