;
Primeira etapa do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

 INTEGRAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS


A atuação integrada entre os órgãos reforçou as ações educativas e preventivas

Ao longo dos dias 18 e 23 de janeiro, o governo de Rondônia promoveu as ações da 1ª etapa do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas e Incêndios Florestais, com atividades de conscientização realizadas em diferentes regiões de Porto Velho. A programação teve início na Avenida Farquar, em frente ao Palácio Rio Madeira (PRM), e se estendeu pela Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Centro, ampliando o alcance das orientações junto à população. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com execução da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), e apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). 

A atuação integrada entre os órgãos reforçou as ações educativas e preventivas, especialmente neste período que antecede a estiagem mais severa. Durante as atividades foram realizadas abordagens educativas, com a distribuição de mudas de plantas e materiais informativos, incentivando práticas sustentáveis e alertando sobre os impactos negativos das queimadas que afetam diretamente a saúde da população, a fauna, a flora e a qualidade do ar. A participação da comunidade foi destaque ao longo da semana, contribuindo para o êxito da ação.

Durante as atividades foram realizadas abordagens educativas e distribuição de mudas

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a prevenção é uma estratégia fundamental para reduzir os danos ambientais e proteger a população. “A gestão estadual tem trabalhado de forma planejada e integrada para enfrentar os desafios das queimadas. A conscientização da população é um dos pilares desse trabalho, porque preservar o meio ambiente é também cuidar da saúde das pessoas e garantir um futuro mais sustentável para Rondônia”, salientou.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Deigna Laís Oliviak, ressaltou o envolvimento da comunidade durante as ações. “A receptividade da população foi muito positiva em todas as regiões por onde passamos. As ações não se encerram nesta primeira etapa; elas terão continuidade ao longo do ano, fortalecendo a educação ambiental e ampliando o diálogo com a sociedade sobre a importância da prevenção às queimadas e da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia”.

Já o titular da Sedam, Marco Antonio Lagos, enfatizou a importância das parcerias institucionais para o sucesso da iniciativa. “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre a Sedam e os órgãos parceiros. A integração com o Detran-RO, o BPA e o CBMRO fortalece as ações de prevenção e amplia o alcance das informações, tornando as políticas ambientais mais eficazes”.


Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Joelma Bastos
Secom - Governo de Rondônia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem