Maior competição do futebol nacional tem início nesta quarta-feira (28) e promete emoção da primeira até a última rodada
O Brasileirão 2026 começa nesta quarta-feira (28). Dos 20 clubes que disputam a elite nacional, já é possível projetar os possíveis candidatos ao título, assim como apontar quem serão os prováveis times que vão lutar contra o rebaixamento para a Série B. Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo, a promessa é de emoção até o fim, da primeira até a última rodada.
Nesta rodada de estreia, oito jogos acontecem já nesta quarta:
Às 19h (de Brasília)
- Vitória recebe o Remo, no Barradão;
- O Atlético-MG encara o Palmeiras na Arena MRV;
- Coritiba e RB Bragantino medem forças no Couto Pereira;
- E o Athletico-PR visita o Internacional no Beira Rio.
Às 19h30
Leia mais
Às 20h
- A Chapecoense enfrenta o Santos, na Arena Condá;
- Enquanto o Corinthians recebe o Bahia na Neo Química.
Às 21h30
A rodada continua na quinta-feira (29), com os confrontos:
- Mirassol e Vasco, às 20h (de Brasília), no Maião;
- E Botafogo e Cruzeiro, às 21h30, que duelam no Nilton Santos.
Favoritos ao título
Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro despontam como os principais candidatos ao título.
O Rubro-Negro, atual campeão, manteve a base que conquistou o último Brasileirão e Libertadores, e vem se reforçando de forma pontual, mas categórica. A principal chegada é de Lucas Paquetá, a maior contratação da história do futebol nacional.
Já o Palmeiras segue sua reconstrução, encerrando ciclos e rejuvenescendo o plantel de Abel Ferreira. No ano passado, o Verdão bateu na trave em todas as competições que disputou e virá com força para a disputa da elite nacional em 2026.
Já o Cruzeiro não tem mais Leonardo Jardim, mas manteve suas principais peças, especialmente Kaio Jorge, e quer ir além dos feitos alcançados na temporada passada. O Cabuloso competiu em igualdade com Flamengo e Palmeiras, mas não conseguiu manter o ritmo durante toda a temporada. Em 2026, os mineiros também investiram alto e trouxeram Gerson como principal reforço do ano.
Quem briga para não cair?
Os quatro clubes que subiram da Série A têm o desafio de permanecer na elite nacional. Athletico, Coritiba, Chapecoense e Remo são postulantes a briga contra o rebaixamento, mas podem se inspirar na campanha mágica do Mirassol em 2025 para sonharem com voos mais altos no Brasileirão.
Além deles, vale mencionar também outros clubes que, no ano passado, lutaram até o fim para não cair. São eles Vitoria, Internacional e Santos. Com dificuldades no mercado, os três times viram peças importantes saírem e não têm conseguido reposições à altura. Além do trio, o São Paulo, que atravessa profunda crise nos bastidores e segue em dificuldade financeira, pode também se ver na briga contra o descenso.
Meio de tabela
Entre a glória e o pesadelo, diversos times da elite do futebol brasileiro devem brigar por posições intermediárias na tabela, mas com foco em classificação para a Libertadores.
O Mirassol, quarto colocado no ano passado, tem a dura missão de manter o bom desempenho em 2026, mas terá a concorrência de outros times que se reforçaram e prometem brigar por lugares mais altos.
Fluminense, Grêmio, Atlético-MG, Vasco, Botafogo, Corinthians, RB Bragantino e Bahia estão nesse bolo, e é difícil apontar quem se sairá melhor ao fim do Brasileirão. Todos vão dividir suas atenções ao longo do ano com Copa do Brasil e torneios continentais, mas podem surpreender e ir além, como já fizeram em edições anteriores.
Brasileirão começa mais cedo
A Série A do Brasileirão começará mais cedo em 2026. Neste ano, por conta da Copa do Mundo, que acontece entre 11 de junho e 17 de julho, o pontapé inicial da mais importante competição entre clubes do nosso futebol acontece já em janeiro, nesta quarta-feira (28). A última rodada está prevista para acontecer no dia 2 de dezembro, com todos os jogos no mesmo horário, como já é feito em anos anteriores.
Postar um comentário