;
Greve de Petroleiros Começa e Paralisa Refinarias e Plataformas da Petrobras

Greve de Petroleiros Começa e Paralisa Refinarias e Plataformas da Petrobras

 

        

 A Federação Única dos Petroleiros (FUP) confirmou o início de uma paralisação por tempo indeterminado nas unidades do Sistema Petrobras a partir desta segunda-feira (15). A mobilização foi aprovada pela categoria após cerca de três meses de negociações sem acordo com a estatal.

Segundo a FUP, a greve começou ainda durante a madrugada em plataformas localizadas no Espírito Santo e no Terminal Aquaviário de Coari, no Amazonas. Ao longo da manhã, o movimento ganhou força em unidades de refino, com a não realização do revezamento de turno previsto para as 7h em pelo menos seis refinarias vinculadas à base da federação.

Estão sem a troca regular dos grupos de turno as refinarias Gabriel Passos (Regap), em Betim, Minas Gerais; Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro; Paulínia (Replan), em São Paulo; Capuava (Recap), em Mauá, também em São Paulo; Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná. A FUP afirma que outras unidades do Sistema Petrobras podem aderir ao movimento ao longo do dia.

A decisão pela paralisação foi tomada em assembleias realizadas na última sexta-feira (12), após o impasse nas negociações com a empresa. De acordo com a entidade sindical, os trabalhadores tentam avançar em pautas que incluem o restabelecimento de direitos retirados em gestões anteriores, mudanças na política relacionada ao fundo de pensão dos funcionários e uma distribuição considerada mais equilibrada dos resultados financeiros da companhia.

Em nota, a federação argumenta que a greve é resultado da falta de avanços concretos nas mesas de negociação e afirma que a mobilização busca pressionar a Petrobras a apresentar propostas que atendam às reivindicações da categoria. A FUP sustenta que os petroleiros têm contribuído de forma significativa para os resultados da empresa e defendem maior participação nos ganhos.

da redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem