Senadores são criticados após ‘visita técnica’ à Papuda para verificar possível cela de Bolsonaro

Banner 970x250

Senadores são criticados após ‘visita técnica’ à Papuda para verificar possível cela de Bolsonaro

 

Senadores durante visita ao Complexo Penitenciário da Papuda, ação que gerou forte reação pública nas redes sociais. - Foto: © Waldemir Barreto/Agência Senado

Vídeo publicado nas redes sociais gerou forte reação negativa e acusações de seletividade na defesa dos Direitos Humanos

Porto Velho, RO - A visita dos senadores Damares Alves, Eduardo Girão, Márcio Bittar e Izalci Lucas ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, nesta segunda-feira (17), provocou grande repercussão negativa nas redes sociais. Os parlamentares alegaram ter ido ao local para uma “visita técnica”, a fim de avaliar as instalações que podem receber o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O vídeo da visita foi publicado no perfil de Eduardo Girão no X (antigo Twitter). Nas imagens, os senadores afirmam que buscavam verificar se o presídio possui condições estruturais para receber condenados pela tentativa de golpe.

“Realizamos uma visita técnica, representando a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, para verificar as instalações do complexo para onde pretendem enviar o presidente Bolsonaro”, disse Girão.

Durante a gravação, Izalci Lucas questiona a possibilidade de o ex-presidente cumprir pena na unidade.
“Aqui não seria o local adequado. Ele deveria ficar em prisão domiciliar”, afirmou.

Damares Alves mencionou ainda casos de detentos doentes e idosos na Papuda, mas sem apontar iniciativas que tenham sido defendidas anteriormente pelo grupo em favor desses presos. A fala reforçou críticas de que o cuidado demonstrado seria seletivo, voltado apenas ao caso de Bolsonaro.

Repercussão negativa
A presença dos parlamentares — todos conhecidos por críticas recorrentes a pautas de Direitos Humanos — motivou forte reação do público. Usuários apontaram incoerência e acusaram os senadores de ignorarem historicamente os problemas do sistema prisional.

Entre os comentários mais curtidos, seguidores questionaram a postura:
“Isso é um vexame! Há milhares de presos que nem foram condenados e vivem em condições horríveis. Só agora aparece preocupação com Direitos Humanos?”, disse um internauta.

Outro apontou a falta de atenção a vítimas da pandemia:
“Ninguém visitou hospitais quando pessoas morriam. Nem Bolsonaro.”

Também houve críticas diretas ao vídeo publicado:
“Vocês passam anos debochando dos ‘Direitos dos manos’. E só agora isso importa?”
“Podiam ter ido, mas ficar quietos. Esse vídeo pegou muito mal.”

As publicações receberam mais críticas do que curtidas, refletindo o desgaste da iniciativa entre o próprio público que acompanha os senadores.

A visita, apresentada como ação da Comissão de Direitos Humanos, acabou transformando-se em um episódio de grande repercussão — e expôs o contraste entre o discurso público dos parlamentares e a súbita atenção dada ao sistema prisional diante da possibilidade de condenação de Bolsonaro.

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.