Senado aprova recondução de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República

Banner 970x250

Senado aprova recondução de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República

 O Plenário confirmou Gonet no cargo por mais dois anos, com 45 votos favoráveis e 26 contrários.


        © Marcelo Camargo/Agência Brasil



O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (12 de novembro), a recondução de Paulo Gonet para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR). Gonet foi reconduzido por mais dois anos, obtendo 45 votos favoráveis e 26 contrários. Para ter a confirmação, ele precisava de um mínimo de 41 votos no Plenário.

Gonet, que foi indicado pela primeira vez em 2023, teve seu trabalho destacado no parecer do relator Omar Aziz. O senador ressaltou que Gonet atuou “de forma técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à democracia”.

Defesa de Atuação Técnica e Imparcial

Durante a sabatina realizada pela manhã, Gonet defendeu a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) no processo da trama golpista, que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

“Não há criminalização da política em si. Sobretudo, a tinta que imprime as peças produzidas pela Procuradoria-Geral da República não tem as cores das bandeiras partidárias”, afirmou Gonet, enfatizando a imparcialidade técnica.

O procurador-geral destacou que, no decorrer do processo, foram amplamente usados os acordos de não persecução penal para os acusados que reconheceram o erro. Gonet também defendeu que suas manifestações foram restritas aos autos do processo, com o respeito absoluto ao sigilo judicial, evitando vazamentos e comentários públicos.

Além de Gonet, o Senado aprovou outros indicados para o Superior Tribunal Militar (STM), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.