O julgamento virtual definirá se a prisão preventiva será mantida, após o ex-presidente tentar adulterar a tornozeleira eletrônica e seu filho convocar uma vigília.
© Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne virtualmente nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, para deliberar sobre a manutenção da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi detido no último sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, após tentar adulterar a tornozeleira eletrônica.
Razões da prisão
A decisão de Moraes de prender Bolsonaro, além da tentativa de adulteração da tornozeleira eletrônica, considerou outros fatores. O ministro citou a convocação de uma vigília, capitaneada por Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente.
Moraes avaliou que a vigília poderia gerar tumulto em frente à residência do ex-presidente, onde ele cumpria a medida cautelar. O ministro também fundamentou a decisão no risco de fuga de Bolsonaro, visando assegurar a aplicação da lei penal.
Alegação da defesa
A defesa de Bolsonaro, por sua vez, sustenta que seu cliente sofreu uma alucinação em decorrência do uso de medicamentos. O próprio ex-presidente alegou ter tido “confusão mental” no momento em que tentou violar o equipamento de monitoramento eletrônico.
A votação virtual na Primeira Turma do STF definirá se a prisão preventiva será mantida.
Por Agência Brasil - 20
da redação FM
Postar um comentário