Prefeitura de Porto Velho destaca saúde integral do homem no Novembro Azul 2025

Banner 970x250

Prefeitura de Porto Velho destaca saúde integral do homem no Novembro Azul 2025

 Campanha deste ano amplia foco para além do câncer de próstata, abordando saúde física, mental e emocional.

          Fotos: Leandro Morais/ Secom


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dá início ao Novembro Azul 2025, com o tema “Saúde do Homem e Sua Integralidade”. A ação deste ano propõe um olhar mais amplo sobre a saúde masculina, promovendo cuidado completo com corpo e mente, e reforçando a importância da prevenção e do autocuidado durante todo o ano.

A Semusa reforça que a saúde do homem deve ser entendida como assistência integral, considerando fatores físicos, mentais, sociais e emocionais. O objetivo é que a população masculina seja acompanhada de forma ampla, com foco na qualidade de vida e prevenção de doenças.

Segundo dados da Semusa, entre janeiro de 2024 e agosto de 2025, 114 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Porto Velho, sendo 96 casos em 2024 e 23 em 2025. Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou sêmen, dor lombar e necessidade frequente de urinar à noite.

Ações do Novembro Azul 2025

  • 1800 testes de PSA serão realizados nas unidades de saúde e em empresas;
  • Ações educativas e palestras sobre prevenção e autocuidado;
  • Orientação sobre saúde mental, prevenção da violência e promoção de hábitos saudáveis;
  • Incentivo à busca por atendimento nas unidades básicas de saúde durante todo o ano.

O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, destacou que a campanha visa mudar o olhar dos homens sobre a própria saúde. “Cuidar da saúde vai muito além do exame de próstata. Envolve mente, emoções, bem-estar e o ambiente em que vivem. É um chamado para uma postura preventiva e consciente”, afirmou.

Por Jhon Silva | Secom - 50

da redação FM

 

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.