Campanha deste ano amplia foco para além do câncer de próstata, abordando saúde física, mental e emocional.
Fotos: Leandro Morais/ Secom
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dá início ao Novembro Azul 2025, com o tema “Saúde do Homem e Sua Integralidade”. A ação deste ano propõe um olhar mais amplo sobre a saúde masculina, promovendo cuidado completo com corpo e mente, e reforçando a importância da prevenção e do autocuidado durante todo o ano.
A Semusa reforça que a saúde do homem deve ser entendida como assistência integral, considerando fatores físicos, mentais, sociais e emocionais. O objetivo é que a população masculina seja acompanhada de forma ampla, com foco na qualidade de vida e prevenção de doenças.
Segundo dados da Semusa, entre janeiro de 2024 e agosto de 2025, 114 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Porto Velho, sendo 96 casos em 2024 e 23 em 2025. Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou sêmen, dor lombar e necessidade frequente de urinar à noite.
Ações do Novembro Azul 2025
- 1800 testes de PSA serão realizados nas unidades de saúde e em empresas;
 - Ações educativas e palestras sobre prevenção e autocuidado;
 - Orientação sobre saúde mental, prevenção da violência e promoção de hábitos saudáveis;
 - Incentivo à busca por atendimento nas unidades básicas de saúde durante todo o ano.
 
O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, destacou que a campanha visa mudar o olhar dos homens sobre a própria saúde. “Cuidar da saúde vai muito além do exame de próstata. Envolve mente, emoções, bem-estar e o ambiente em que vivem. É um chamado para uma postura preventiva e consciente”, afirmou.
Por Jhon Silva | Secom - 50
da redação FM
