Trabalho conjunto entre equipes de saúde e população garante resultados expressivos no combate à dengue e ao vírus Zika.
Fotos: João Paulo Prudêncio
As ações integradas da Prefeitura de Porto Velho, aliadas à conscientização da população, têm gerado resultados significativos no enfrentamento à dengue e ao vírus Zika. Em 2025, o município registrou uma redução superior a 50% nos casos confirmados e nas notificações das doenças.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2024 foram 569 casos confirmados de dengue, enquanto em 2025, até o início de novembro, o número caiu para 196. As notificações também diminuíram expressivamente — de 2.997 em 2024 para 1.290 até outubro deste ano.
O mesmo cenário se repete no combate ao vírus Zika: até o momento, foram registrados apenas quatro casos confirmados em 2025, contra 16 no ano anterior. As notificações passaram de 1.409 para 697, representando uma redução de 50,5%.
Trabalho técnico e contínuo
De acordo com o biólogo Ricardo Alves de Melo, gerente da Divisão de Pesquisa e Diagnóstico de Zoonoses e Entomologia do município, os resultados são fruto de um trabalho técnico e constante das equipes de campo.
“Nosso trabalho envolve pesquisa científica e análise de campo. Esse controle resulta diretamente na melhoria do atendimento nas unidades de saúde, pois a redução nos casos de dengue e Zika diminui a procura por serviços básicos e emergenciais”, explicou Melo.
A Prefeitura reforça que as ações de combate continuam sendo intensificadas, com visitas domiciliares, campanhas educativas e monitoramento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Denúncias e orientações
A população pode contribuir com o trabalho de prevenção informando denúncias ou casos suspeitos por meio do telefone (69) 98473-4794.
O município segue comprometido em manter o controle das arboviroses e garantir a segurança sanitária da população de Porto Velho.
Por João Paulo Prudêncio | Secom - 50
da redação FM
