OMM exige ação global imediata para frear aquecimento global na COP30

Banner 970x250

OMM exige ação global imediata para frear aquecimento global na COP30

 Secretária-geral Celeste Saulo alerta em Belém que 2025 foi o ano mais quente e que as metas do Acordo de Paris estão cada vez mais distantes, cobrando decisões efetivas na Conferência do Clima.


       © Frame TV Brasil


A secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Celeste Saulo, fez um apelo por ações globais imediatas na abertura da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém. Saulo defendeu que o evento deve ser um momento de transformação, com decisões efetivas para frear o aquecimento global.

“Excelências, deixem que a COP30 seja lembrada como o momento em que o mundo mudou e deixem que a Amazônia seja testemunha disso”, disse Celeste Saulo. “Não podemos reescrever as leis da física, mas podemos reescrever o nosso caminho nesse planeta.”

Recordes de temperatura e gases de efeito estufa

A secretária-geral destacou dados alarmantes que evidenciam a urgência da crise climática. Ela informou que 2025 foi o ano mais quente da história da humanidade e que, em janeiro, a temperatura média do planeta estava 1,42 graus Celsius (ºC) acima dos níveis pré-industriais.

Além disso, a concentração de gases que causam o efeito estufa atingiu 800 partes por milhão (ppm) na atmosfera, o que, segundo Saulo, projeta um futuro muito mais quente e perigoso. Ela também citou o aumento do nível do mar e o rápido derretimento do gelo nos polos.

Metas do Acordo de Paris ficam mais distantes

Celeste Saulo adotou um tom pessimista ao abordar a meta do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

“Esse aumento recorde nos níveis dos gases de efeito estufa significa que será praticamente impossível limitar o aquecimento global a 1,5ºC nos próximos anos e atingir as metas do Acordo de Paris”, afirmou. Ela ressaltou, porém, que mesmo com a avaliação desafiadora, o progresso em serviços climáticos e o trabalho de organizações científicas estão ajudando a sociedade a se preparar melhor para os efeitos do aquecimento.

Por Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil - 20


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.