Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

Banner 970x250

Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

 O prazo final para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentar novos embargos de declaração contra a condenação por tentativa de golpe de Estado encerrou-se na segunda-feira (24) sem que um recurso fosse protocolado, o que abre caminho para a execução da pena.


       
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ARQUIVO

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro não protocolou um novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) dentro do prazo limite, que se encerrou às 23h59 desta segunda-feira (24). O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pela tentativa de golpe de Estado.

O recurso esperado seria um segundo pedido de embargos de declaração, que representa o último recurso da defesa para questionar a decisão da Corte e tentar evitar a execução da pena.

Possibilidade de Prisão e Jurisprudência

A não apresentação do recurso é um ponto importante, visto que, pela jurisprudência do Supremo e decisões anteriores do ministro Alexandre de Moraes, eventuais segundos embargos de declaração poderiam ser considerados “meramente protelatórios”. Recursos protelatórios são aqueles protocolados apenas com o objetivo de adiar a ordem de cumprimento da pena, mesmo que não haja chance de sucesso.

No último sábado (22), o ex-presidente Bolsonaro foi detido pela Polícia Federal por ordem de Moraes. A prisão ocorreu após o ex-presidente ter adulterado sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda e após seu filho, Flávio Bolsonaro, convocar uma vigília em frente à sua residência.

A ausência de novos recursos finaliza a etapa de questionamento da sentença por parte da defesa e pode acelerar a determinação de início do cumprimento da pena pelo relator do caso.



Por Odair Braz Junior - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem