Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Banner 970x250

Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

 

      Exame é aliado da mamografia na detecção precoce de doenças e no cuidado integral à saúde feminina


Porto Velho (RO) — Durante o mês do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, os especialistas reforçam que o cuidado com a saúde da mulher vai além da mamografia. A ultrassonografia, exame de imagem acessível e sem radiação, tem se mostrado uma ferramenta essencial tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce de diversas doenças femininas.

Exame seguro e acessível

O médico e professor de Educação Continuada em Ultrassonografia da Afya Porto Velho, Dr. Elessandro Ferreira Dutra, explica que o exame é seguro e versátil, permitindo a análise detalhada de órgãos como útero, ovários, mamas e tireoide.

“A ultrassonografia é uma ferramenta essencial no cuidado com a saúde da mulher, pois permite avaliar diferentes órgãos de forma rápida, indolor e acessível. Atua tanto na prevenção quanto na detecção precoce de doenças”, destacou o especialista.

Complemento importante à mamografia

Durante o Outubro Rosa, o foco das campanhas é o diagnóstico precoce, fator determinante para o sucesso do tratamento. Nesse contexto, a ultrassonografia se torna um exame complementar importante à mamografia, especialmente em mulheres mais jovens, cujas mamas costumam ser mais densas.

“A ultrassonografia das mamas é um exame complementar à mamografia, particularmente útil em mulheres jovens. É um momento de reforçar o convite para que todas mantenham seus exames preventivos em dia”, reforçou o médico.

Entre os principais tipos de ultrassonografia voltados à saúde feminina estão o ultrassom pélvico (abdominal ou vaginal), ultrassom de abdômen total, ultrassom de mamas e axilas e o ultrassom de tireoide com Doppler. Esses exames auxiliam na detecção de alterações ainda em estágios iniciais, muitas vezes antes de se tornarem perceptíveis clinicamente.

“O exame possibilita identificar pequenos nódulos e outras alterações de forma precoce, garantindo um tratamento mais eficaz”, explicou o Dr. Elessandro.
Acompanhamento deve ser individualizado

Ainda é comum o mito de que mulheres jovens não precisam realizar exames de imagem com frequência. De acordo com o especialista, o acompanhamento deve ser personalizado, conforme a fase de vida e as necessidades de cada paciente.

“O acompanhamento ultrassonográfico deve ser feito sempre que houver suspeita de algo ou após o início da vida sexual. Existem patologias específicas em cada etapa da vida feminina, e o exame é uma ferramenta segura para monitorar a saúde”, orientou.

Outubro Rosa: um convite à prevenção

Mais do que um mês simbólico, o Outubro Rosa representa um chamado à responsabilidade com a própria saúde.

“A campanha surgiu para conscientizar e incentivar as mulheres a procurarem seus médicos e realizarem seus exames preventivos. O tratamento precoce salva vidas. Cuidar de si é também cuidar de quem você ama”, concluiu o Dr. Elessandro.

Afya Amazônia

A Afya mantém forte presença na Região Norte, com 16 unidades de graduação e pós-graduação. Em Rondônia, são duas instituições de ensino superior — Afya Porto Velho e Afya Ji-Paraná —, além de escolas de Medicina em outros estados amazônicos: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4) e Tocantins (3).
A rede também oferece pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).

Sobre a Afya

Maior ecossistema de educação e tecnologia em Medicina do Brasil, a Afya reúne 38 instituições de ensino superior, sendo 33 com cursos de Medicina. Com mais de 24 mil alunos formados em 25 anos, a empresa é pioneira em soluções digitais como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Listada na Nasdaq desde 2019, a Afya recebeu diversos prêmios nacionais, incluindo “Valor Inovação” (2023) e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025), além de integrar o programa Liderança com ImPacto, do Pacto Global da ONU, como porta-voz da ODS 3 — Saúde e Bem-Estar.

Mais informações: www.afya.com.br | ir.afya.com.br

Assessoria de Imprensa da Afya Três Comunicação


da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.