Rússia intercepta 251 drones em um dos maiores ataques de Kiev

Banner 970x250

Rússia intercepta 251 drones em um dos maiores ataques de Kiev

 Moscou denuncia um ataque ucraniano "em grande escala" contra a Crimeia e o Mar Negro, horas após a Ucrânia ser atingida por um dos maiores ataques russos desde o início do conflito em 2022.

        REUTERS/Gleb Garanich/Proibida reprodução



A Rússia anunciou nesta segunda-feira (6) que interceptou um total de 251 drones ucranianos durante a noite. O Ministério da Defesa russo classificou a ação como um dos maiores ataques de Kiev em três anos e meio de conflito, com intensa concentração na região do Mar Negro.

Deste total, 40 drones foram abatidos sobre a Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, 62 sobre o Mar Negro e cinco sobre o Mar de Azov.

A denúncia russa ocorre logo após a Ucrânia ter sofrido um dos maiores ataques aéreos russos desde o início da guerra. Nesse domingo (5), a Rússia lançou cerca de 140 drones e 23 mísseis contra a região de Lviv, que faz fronteira com a Polônia.

O ataque russo em Lviv obrigou a Polônia e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a ativarem o alerta máximo e os sistemas de defesa. Desde fevereiro de 2022, Moscou lança drones e mísseis quase diariamente sobre a Ucrânia, que tem respondido com ataques ao território russo.

Kiev costuma visar as infraestruturas energéticas russas, enquanto Moscou intensificou suas agressões à rede elétrica ucraniana. Há temores de que esta seja uma nova campanha para mergulhar o país na escuridão com a aproximação do inverno.

De acordo com uma análise da agência France-Presse (AFP), com base em dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), a Rússia exercia controle total ou parcial sobre 19% do território ucraniano no final de setembro.

O avanço do Exército russo, no entanto, voltou a abrandar em setembro, período em que conquistou 447 quilômetros quadrados. Isso representa uma desaceleração em relação aos meses de agosto e julho.

Por Lusa - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.