Governo de Rondônia realiza oficina para fortalecer protocolos e vigilância em saúde nos dias 21 e 22 de outubro

Banner 970x250

Governo de Rondônia realiza oficina para fortalecer protocolos e vigilância em saúde nos dias 21 e 22 de outubro

 

          

Evento reúne profissionais da Sesau, Agevisa e Ministério da Saúde para aprimorar a detecção precoce e a resposta a emergências sanitárias  Foto: Agevisa


Porto Velho, Rondônia — O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), promove nos dias 21 e 22 de outubro, em Porto Velho, a Oficina de Vigilância Baseada em Eventos (VBE) nos Serviços de Saúde.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer os protocolos de vigilância, aprimorar a detecção precoce e a resposta rápida a emergências em saúde pública.

Integração entre Estado e Ministério da Saúde

O encontro reunirá profissionais da rede estadual de saúde, representantes do Ministério da Saúde e técnicos dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), além do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
Durante dois dias, os participantes vão discutir boas práticas, fluxos de comunicação e metodologias de vigilância ativa entre os níveis municipal, estadual e federal do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação inclui palestras técnicas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e simulações práticas, abordando como identificar e responder de forma eficiente a sinais de surtos, agravos e ameaças emergentes.

Avanço na vigilância baseada em eventos

A Vigilância Baseada em Eventos (VBE) é uma metodologia que busca identificar precocemente informações atípicas — como aumentos incomuns de atendimentos ou sintomas específicos — que possam indicar o surgimento de doenças infecciosas, surtos locais ou outras emergências sanitárias.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou o impacto da oficina para o fortalecimento da rede estadual:

“Rondônia vem aprimorando continuamente seus sistemas de vigilância. A metodologia de vigilância baseada em eventos representa um avanço significativo, pois quanto mais rápida for a detecção dos sinais, mais eficiente será a resposta em defesa da saúde da população”, afirmou o diretor.

Resultados esperados e continuidade

Durante a oficina, os participantes também irão construir coletivamente propostas de aprimoramento dos fluxos e protocolos de vigilância hospitalar e comunitária, visando padronizar ações e ampliar a sensibilidade dos sistemas locais.

O evento encerra com a apresentação de um plano de fortalecimento da VBE em Rondônia, consolidando o compromisso do Governo do Estado com a proteção da vida, a prevenção de riscos sanitários e a qualificação contínua das ações de saúde pública.

 A assessoria de Comunicação Secom


da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.