Dia do Arquivista é celebrado com visita guiada ao Arquivo Geral do TRT-14

Dia do Arquivista é celebrado com visita guiada ao Arquivo Geral do TRT-14

 Atividade permitiu conhecer de perto a preservação da memória institucional em Porto Velho.


         foto - TRT-14



Em comemoração ao Dia do Arquivista, celebrado em 20 de outubro, a Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória (CGDAM) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) promoveu, nesta terça-feira (21), uma visita guiada ao Arquivo Geral do Tribunal. A ação reuniu servidores e estagiários interessados em conhecer os processos de gestão documental e as práticas de preservação da memória institucional.

Durante a visita, os participantes puderam acompanhar o funcionamento do Arquivo Geral, explorar o acervo histórico da Justiça do Trabalho na região e compreender a importância da documentação para a transparência administrativa e preservação da história do TRT-14.

O servidor Daniel Rocha Monteiro destacou a relevância da experiência: “É interessante conhecer os espaços e os processos da instituição em que trabalhamos. Isso aumenta o sentimento de pertencimento e ajuda a entender melhor o trabalho dos colegas, especialmente em memória e arquivos de processos judiciais”.

A coordenadora da CGDAM, Raimunda Brito Pedraça, enfatizou que a iniciativa valoriza os profissionais da área arquivística e promove a educação patrimonial e documental“Mostramos os documentos e também os processos de trabalho, demonstrando como esse material pode ser utilizado pela sociedade, seja em pesquisas acadêmicas ou como comprovação de atividades profissionais para aposentadoria. Esse acervo registra a história do TRT-14 e do trabalho na nossa região”.

Memória viva

O Arquivo Geral é responsável pela guarda e preservação do acervo histórico da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre, mantendo informações essenciais acessíveis à sociedade. Atualmente, o acervo inclui aproximadamente:

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TRT14 - 50

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.