Cerca de 30 mil bacharéis em Direito realizam o Enam neste domingo

Banner 970x250

Cerca de 30 mil bacharéis em Direito realizam o Enam neste domingo

 

          Porto Velho, Rondônia - A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou no último domingo (26) a quarta edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), aplicado simultaneamente em todas as capitais do país. A prova é um dos principais requisitos para que bacharéis em Direito possam concorrer a cargos na magistratura em concursos públicos.


Nesta edição, 28.245 candidatos tiveram inscrição homologada — entre eles, 7.408 pessoas negras, 1.848 pessoas com deficiência e 64 indígenas.
O estado de São Paulo reúne o maior número de inscritos, com 5.182 participantes, seguido do Rio de Janeiro (3.120) e do Distrito Federal (2.213).
Em Rondônia, 377 bacharéis farão a prova.

O diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, destacou a relevância do exame:

“O Enam é um concurso único, em nível nacional, que vem para corrigir distorções e promover igualdade de oportunidades.”

ESTRUTURA E REGRAS

A prova tem caráter eliminatório e é composta por 80 questões objetivas sobre Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal, Empresarial e Processual, além de Direitos Humanos e Formação Humanística.
Para ser habilitado, o candidato precisa acertar pelo menos 70% das questões, ou 50% no caso de autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência.

Durante o exame, é proibido o uso de celulares, relógios, acessórios, lápis, borrachas e materiais de consulta. Cada participante deve permanecer na sala por, no mínimo, três horas e só poderá levar o caderno de questões nos últimos 30 minutos.

A correção será feita por processamento eletrônico, e é importante que os candidatos não danifiquem o cartão de respostas.

O Enam é considerado uma das principais etapas de preparação para quem busca carreira na magistratura, sendo reconhecido por padronizar critérios e garantir mais transparência nos processos seletivos em todo o país.

Assessoria de Comunicação Institucional/com informações da Enfam


da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.