Campanha Nacional de Multivacinação começa e disponibiliza 6,8 milhões de doses

Banner 970x250

Campanha Nacional de Multivacinação começa e disponibiliza 6,8 milhões de doses

 

      Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo


A Campanha Nacional de Multivacinação de 2025 começa nesta segunda-feira (6) e se estende até 31 de outubro, permitindo que crianças e adolescentes com até 15 anos de idade atualizem a caderneta nacional de vacinação. O Ministério da Saúde disponibilizou mais de 6,8 milhões de doses de vacinas e repassou R$ 150 milhões às gestões locais para a organização das ações.

Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estão disponíveis nos postos de saúde de todo o país.

Esforço contra o esquecimento

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e a eficácia das doses e reforçou o apelo aos pais. Ele lembrou que as doenças preveníveis, como a paralisia infantil e a meningite, só não se manifestaram nas gerações atuais devido à vacinação.

As doses disponibilizadas abrangem um amplo leque de proteção, incluindo as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite inativada, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A, HPV, além das vacinas contra Influenza e Covid-19.

Recuperação vacinal e o Dia D

A campanha faz parte de um esforço nacional de recuperação vacinal que já apresenta resultados: o Ministério da Saúde aponta um crescimento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a pólio entre 2022 e 2024.

Para engajar a população, o Ministério fará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, buscando alcançar 40 milhões de pessoas. O aplicativo permite acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhar a situação vacinal em tempo real.

O ponto alto da campanha será o Dia D de mobilização nacional, no próximo dia 18 de outubro. Nesta data, os postos de saúde de todo o país funcionarão em horário especial, visando garantir a proteção das crianças e adolescentes nas localidades de maior concentração populacional.

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.