Prefeitura de Porto Velho reforça ações do Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio

Prefeitura de Porto Velho reforça ações do Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio

 Campanha terá palestras, rodas de conversa e reforço nos atendimentos dos Caps durante o mês.


        



Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai intensificar as atividades da campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio será lembrado em 10 de setembro, considerado o “Dia D” da mobilização internacional.

Atividades em Porto Velho

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, além da conscientização junto à população, haverá reforço nos serviços prestados pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

As ações incluem:

  • palestras e rodas de conversa;

  • dinâmicas e escutas especializadas;

  • distribuição de materiais de conscientização;

  • fortalecimento da rede de acolhimento nos Caps.

“O prefeito Léo Moraes determinou que ampliássemos o cuidado não apenas com a comunidade, mas também com os servidores municipais. O objetivo é garantir que todos tenham acesso à orientação e apoio adequados”, destacou Gazola.

Importância do acolhimento

O secretário reforçou que qualquer pessoa com sinais de depressão, ideação suicida ou condutas autolesivas deve procurar imediatamente atendimento nas unidades de saúde ou nos Caps.

Ele também ressaltou a importância do acolhimento social: “Se alguém perceber que uma criança, adolescente, jovem ou adulto apresenta sinais de sofrimento, como lesões nos braços ou pernas, é fundamental oferecer carinho, apoio e compreensão, além de incentivar a busca por atendimento especializado”.

A tentativa de suicídio, lembra Gazola, deve ser entendida como um pedido de socorro diante de uma dor que se tornou insuportável.

Por Augusto Soares / SMC / PMPV - 30

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.