Com atendimentos a centenas de estrangeiros, 11ª etapa do MP Itinerante leva serviços essenciais à população do distrito de São Domingos do Guaporé

Com atendimentos a centenas de estrangeiros, 11ª etapa do MP Itinerante leva serviços essenciais à população do distrito de São Domingos do Guaporé

 

       

A iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover justiça, igualdade e inclusão para toda a população rondoniense

Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), deu início à 11ª edição do projeto MP Itinerante – Cidadania em Todos os Lugares, em São Domingos do Guaporé, distrito de Costa Marques, nesta terça-feira (23/9). A região, fronteiriça com a Bolívia, atendeu mais de 120 estrangeiros que buscavam regularizar documentações.

A chegada do MP Itinerante à comunidade foi recebida com entusiasmo pela direção da escola Darcy da Silveira, que cedeu seu espaço para a realização das atividades. Segundo o diretor, Petrônio César de Andrade, os diversos serviços essenciais ofertados facilitam o acesso da população local, que frequentemente enfrenta dificuldades logísticas e financeiras para se deslocar até cidades como Ji-Paraná em busca de atendimento. A iniciativa supre essa lacuna, aproximando os serviços públicos dos cidadãos e promovendo inclusão social. “Estamos recebendo o MP Itinerante com muita satisfação e alegria por ver que nossa comunidade está sendo atendida”, afirmou o diretor.

O promotor de Justiça Maiko Christian Carlos de Miranda, que atua em Costa Marques, destacou a importância do MP Itinerante como instrumento de efetivação de direitos e garantias fundamentais. A iniciativa, segundo ele, fortalece a presença do Estado nas comunidades, promovendo a dignidade da pessoa humana por meio da emissão de documentos básicos e da oferta de serviços essenciais. “O MP trabalha para oferecer atendimento de qualidade, tanto em sua sede quanto por meio de iniciativas como esta, que se deslocam para atender a população em suas comunidades. A população local e toda a região, incluindo as comunidades das reservas extrativistas próximas, são beneficiadas por essa ação”, afirmou o promotor.

Elaine Rodrigues da Silva, residente na Reserva Extrativista Rio Cautário — localizada a 40 quilômetros de São Domingos do Guaporé — aproveitou a ação do MP Itinerante para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para ela e seu filho. Acompanhada pelos pais, que também participaram da iniciativa, a família buscou regularizar o Cadastro de Produtor Rural (CAR) junto à Emater, demonstrando como a presença de serviços públicos na comunidade facilita o acesso a direitos básicos e fortalece a cidadania. “O MP Itinerante facilita muito a nossa vida, e sou grata pela oportunidade que oferecem — especialmente para nós, que vivemos em áreas mais afastadas”, ressalta Elaine.

Inclusão

Durante a ação, agentes da Polícia Federal (PF) atuaram especialmente no atendimento à população estrangeira que reside na região. Com foco na área de imigração, o órgão regularizou a situação de centenas de bolivianos que vivem na localidade. “O intuito da Polícia Federal aqui, sobretudo a área de imigração, é buscar a regularização dos estrangeiros que ocupam essa região para que tenham acesso a benefícios, deveres e direitos da vida civil”, afirmou o agente da PF Dionilson Bispo dos Santos Júnior. A regularização dos documentos da população estrangeira reforçou o compromisso com a inclusão e a cidadania, promovendo dignidade e integração entre as comunidades fronteiriças.


Parceria entre instituições públicas

Ao todo 25 parceiros colaboram para que a ação aconteça, entre eles órgãos como a Defensoria Pública, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Cartório de Registro Civil, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Sine, Emater, Sedam, Idaron, Energisa, Detran, Procon, Correios, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros. Os atendimentos são voltados à saúde, educação, segurança, meio ambiente, assistência social e proteção à infância, juventude e idosos.

Durante o evento, os moradores tiveram acesso aos serviços como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Trabalho Digital. Também foram ofertadas informações sobre aposentadoria, seguro-desemprego, FGTS, regularização de IPVA e CNH.


Próximos atendimentos

A agenda de atendimentos itinerantes segue em outros três municípios da região, com ações voltadas à comunidade e oferecendo serviços essenciais, das 8h às 17h:

Seringueiras: na quarta-feira, 24 de setembro, os atendimentos serão realizados na Escola Oswaldo Piana.

São Miguel do Guaporé: na quinta-feira, 25 de setembro, a equipe estará na Escola Princesa Isabel.

Urupá: na sexta-feira, 26 de setembro, os serviços ocorrerão na Escola Altamir Billy Soares.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.