Atuação do governo de RO em prol dos catadores recicláveis é destacada em visita do presidente do Sebrae ao estado

Atuação do governo de RO em prol dos catadores recicláveis é destacada em visita do presidente do Sebrae ao estado

 

        Ações tem o intuito de promover a inclusão social, garantir segurança no trabalho e aumento da produtividade dos catadores de materiais recicláveis


Porto Velho, RO - As ações realizadas pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com o intuito de promover a inclusão social, garantir segurança no trabalho e aumento da produtividade dos catadores de materiais recicláveis, com o projeto Rondônia Recicla, foram destacadas nesta quinta-feira (4), pela presidência nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em visita à Vila Princesa, em Porto Velho.

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, está percorrendo as unidades federativas, como parte do projeto Sebrae Pelo Brasil, visando impulsionar as potencialidades locais e fortalecer o empreendedorismo com o projeto Pró-Catadores, já em execução em Rondônia.

No encontro, realizado na sede da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Catanorte), o presidente nacional do Sebrae falou em como o governo do estado já vem atuando no sentido de dar mais visibilidade ao trabalho realizado por esses profissionais, com políticas públicas que fazem a diferença e impulsionam a economia circular, dando mais dignidade a estas famílias. A parceria com o Sebrae também foi destacada como reforço das ações que buscam capacitar esses profissionais e impulsionar a economia solidária. “Sua presença neste evento mostra o compromisso do governo com esta atividade em Rondônia, estado que vem se destacando economicamente em todo o País e que também já tem implantado um modelo de cooperativismo que evidencia o papel dos catadores para ampliar esse crescimento com mais qualidade de vida e longevidade”, ressaltou.

A secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou a importância desses profissionais para o meio ambiente, reduzindo os impactos e gerando emprego e renda com a reciclagem, e lembrou que o governo do estado está realizando levantamento com o objetivo de identificar todos os catadores que atuam em Rondônia para distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O levantamento é feito com base no Edital de Convocação nº 3, que segue aberto até 30 de setembro, para inscrição dos catadores. Encontros e capacitações também foram citados como exemplos de aproximação e incentivo ao trabalho de reciclagem, que transforma lixo em artigo de valor econômico.

DISTRIBUIÇÃO DE KITS

Antes mesmo de encerrar o levantamento, o governo de Rondônia já iniciou a distribuição dos kits compostos por uma calça, colete, camiseta, botinas, luvas, máscara, avental, abafador de ruído, protetor auricular, óculos de segurança e chapéu. A previsão é que sejam beneficiados 2 mil catadores com investimento inicial estimado em R$ 775.180 mil.

Além da secretária da Seas, o presidente nacional do Sebrae foi recepcionado pelo diretor-presidente do Sebrae no estado, Darci Cerutti; o diretor superintendente, José Alberto Anísio; o diretor técnico, Carlos Eduardo Sakagami; e os catadores representados pela presidente da Cooperativa, Maria da Conceição; e o diretor financeiro, Tony Industrial.

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.