União Brasil vai sair do governo e ameaça expulsar ministro

União Brasil vai sair do governo e ameaça expulsar ministro

 Sigla vai se unir ao PP e irão escolher um único nome para 2026


União Brasil e Progressistas (PP) formaram a federação União Progressista Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A direção do União Brasil decidiu nesta semana que vai deixar o governo Lula em setembro e entregar dois dos três ministérios que ocupa. A decisão foi tomada após críticas públicas do presidente da sigla, Antonio Rueda, à gestão petista.

O partido controla atualmente os ministérios do Turismo, Comunicações e Integração Nacional. Desses, apenas o ministro do Turismo, Celso Sabino, é filiado ao União Brasil. Caso opte por continuar no cargo como cota pessoal de Lula, ele será expulso da legenda.

Leia também1 Milhares de jovens católicos se reúnem para vigília com o papa
2 Deputado cobra Lula por ligação a Trump sobre tarifas dos EUA
3 Janaina Paschoal é hostilizada e atacada em evento LGBT+ em SP
4 Michelle se pronuncia sobre tio preso por pornografia infantil
5 Governo do Peru avalia saída de Corte de Direitos Humanos

Frederico Siqueira, que comanda o Ministério das Comunicações, também deve deixar o cargo. Ele não tem filiação partidária, mas está na função por indicação direta do União, que agora quer romper com o governo.

Já Waldez Góes, ministro da Integração Nacional, deve permanecer. Filiado ao PDT, ele está no cargo por força do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), cuja influência é respeitada internamente. A sigla não pretende contrariar o parlamentar.

O União Brasil tem a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados, atrás apenas de PL e PT. Sem apoio da sigla, o governo Lula deve enfrentar mais obstáculos para aprovar projetos no Congresso.

Segundo a colunista Andreza Matais, a saída da base governista era prevista desde abril, quando o União formou uma federação com o PP, partido que faz oposição ao Planalto. A aliança obriga os dois partidos a apoiarem o mesmo nome na eleição de 2026.

O estopim para o rompimento foi uma reportagem que revelou declarações críticas de Antonio Rueda durante um evento com empresários e investidores em São Paulo.


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.