Reconhecimento consecutivo do Selo Diamante reforça liderança do governador Marcos Rocha na transparência pública em Rondônia

Reconhecimento consecutivo do Selo Diamante reforça liderança do governador Marcos Rocha na transparência pública em Rondônia

 

           

O governador Marcos Rocha reafirma sua liderança pela valorização da boa governança e do acesso à informação, princípios que têm norteado sua gestão ao longo dos seis anos à frente do Palácio Rio Madeira. Entre as conquistas de maior relevância destacadas pelo chefe do Executivo estadual, está a obtenção do Selo Diamante em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por dois anos consecutivos (2023 e 2024)


De acordo com os dados do Radar da Transparência da Associação, o reconhecimento alcançou nível nacional, evidenciando Rondônia como um dos estados mais transparentes do Brasil. O Estado ocupa a 2ª colocação no ranking nacional, com índice de 99,29%, e lidera na região Norte, com destaque absoluto ao atingir a 1ª posição, frente à média regional de 97,49%.


Segundo o governador, a avaliação concretiza a qualidade em transparência dos trabalhos desenvolvidos pela atual administração. "O Selo Diamante que recebemos duas vezes é uma prova do nosso excelente desempenho na liderança deste governo ao longo dos anos. Uma conquista que contribuiu para o crescimento social e econômico da população, pois fortalecemos a confiança de investidores e instituições nacionais e internacionais, estimulando para um ambiente de negócios mais seguro e atrativo", enfatiza.


MAIS TRANSPARÊNCIA

A obtenção do Selo Diamante reflete um conjunto de investimentos feitos pelo governo em tecnologia, estruturação de portais de acesso à informação, capacitação de servidores e fortalecimento dos mecanismos de controle social. Mais do que uma premiação, o índice posiciona Rondônia como referência em boas práticas administrativas, incentivando outros estados a seguirem pelo mesmo caminho.


Outro dado que reforça a responsabilidade fiscal e o compromisso com a boa gestão é "Nota A+ em Solidez Fiscal", atribuído à Rondônia pela Secretaria do Tesouro Nacional. Este indicador considera critérios como capacidade de pagamento, equilíbrio das contas públicas e autonomia financeira, e está relacionado à transparência dos atos de governo, determinando o quanto mais claras e disponíveis são as informações, maior é a capacidade do Estado de atrair investimentos e planejar políticas públicas eficientes.








da redação 

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.