Foto: Reprodução/G1
Porto Velho, Rondônia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta terça-feira (19), no Palácio da Alvorada, a cúpula do Republicanos em mais um gesto de aproximação com partidos que ocupam cargos na estrutura do governo federal.
O encontro deve contar com a presença do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), além do líder da sigla na Casa, Gilberto Abramo (MG). O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, único integrante do Republicanos no primeiro escalão do governo, também é esperado no almoço.
Segundo aliados do presidente, a reunião faz parte de uma estratégia para fortalecer o diálogo com legendas do Centrão, que terão peso decisivo tanto na governabilidade do atual mandato quanto na definição dos rumos da eleição presidencial de 2026.
Contexto político
O Republicanos é considerado um dos partidos-chave no atual tabuleiro político. A sigla abriga o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apontado por setores do Centrão como alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar da aproximação institucional com o governo, o presidente da legenda, Marcos Pereira, tem reiterado que a tendência é o partido apoiar uma candidatura de centro-direita em 2026. “O Republicanos não deve caminhar com Lula no próximo pleito”, disse Pereira em entrevistas recentes.
Estratégia do Planalto
Este é o quarto encontro de Lula com lideranças partidárias nas últimas semanas. Antes, o presidente já havia se reunido com representantes do MDB, União Brasil e PSD, reforçando uma agenda de aproximação com diferentes forças políticas.
Para o Planalto, a ofensiva busca não apenas consolidar a base de apoio no Congresso, mas também evitar que eventuais adversários eleitorais ganhem espaço no campo conservador, especialmente em torno do nome de Tarcísio de Freitas.
da redação FM