ICMBio celebra 18 anos com soluções e desafios na conservação

ICMBio celebra 18 anos com soluções e desafios na conservação

 O Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, que atua em 344 unidades de conservação, completa a maioridade focado em gestão, biodiversidade e apoio a comunidades.


        Valter Campanato/Agência Brasil



O Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) celebra 18 anos com a missão de cuidar de 344 unidades de conservação, que representam cerca de 9,5% do território brasileiro. A data foi marcada por um evento que reuniu autoridades e representantes de comunidades, como Dione Torquato, secretário-geral do Conselho Nacional das Populações Extrativistas. Dione, que vive na Reserva Extrativista Chico Mendes no Acre, destacou a importância do instituto para o apoio à produção, capacitação e monitoramento nas reservas.

A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, também participou do evento e ressaltou a importância histórica da instituição. Para a ministra, o ICMBio representa a evolução do país por atuar de forma técnica e sensível na conservação da biodiversidade, independentemente de viés político.

Desafios na gestão e o papel das comunidades

O presidente do ICMBio, Mauro Pires, sociólogo de formação, afirmou em entrevista que o grande desafio é a gestão de áreas tão vastas, garantindo a conservação e respeitando os direitos das populações que vivem do extrativismo. Segundo ele, é essencial que o setor empresarial também se torne parte da solução para os impactos ambientais causados por atividades como a agropecuária e a indústria.

Dione Torquato, por sua vez, ressaltou as prioridades para a população local, como a inclusão digital e o aprimoramento de políticas de educação, trabalho e renda, visando a permanência dos jovens nas reservas. Ele enfatizou que os jovens desejam continuar suas atividades com novas oportunidades.

A dimensão do ICMBio e os próximos passos

Para enfrentar os desafios do desmatamento na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, o instituto realiza um intenso trabalho de monitoramento e fiscalização em campo. O quadro de servidores do ICMBio conta com 1,5 mil profissionais, e recentemente recebeu o reforço de mais 350 novos funcionários aprovados em concurso público. Mauro Pires destacou a intenção de ampliar ainda mais o número de servidores, devido à grande extensão do território sob sua responsabilidade.

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.