Centrão se une à direita para acabar com foro privilegiado

Centrão se une à direita para acabar com foro privilegiado

 Ideia de acabar com competência do STF de julgar políticos conquistou mais da metade da Câmara


Congresso Nacional Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputado

O Partido Liberal (PL) e o Partido Novo anunciaram ter angariado o apoio do Centrão para pautar a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado, retirando do Supremo Tribunal Federal (STF) a competência para julgar políticos.

A avaliação é de que a mudança permitiria que os congressistas trabalhassem com mais liberdade e aprovassem pautas sensíveis, como a anistia para os presos do 8 de janeiro, sem temer retaliações da Suprema Corte.

Leia também1 Gilmar ironiza cancelamento de visto dos Estados Unidos
2 Deputada do PT agride Nikolas Ferreira no Plenário da Câmara
3 Após acordo, oposição devolve Mesa da Câmara para Hugo Motta
4 No dia de início do tarifaço, Lula sanciona o Dia Nacional do Axé
5 Marcos do Val: “Rejeito acordo com STF para tirar tornozeleira”

– Ganhamos o Congresso. No começo, éramos só o PL e o Novo. Agora, temos adesão do PSD, do Progressistas e do União Brasil, somando 261 parlamentares, mais da metade da Câmara – disse um deputado do PL ao colunista do portal Metrópoles Paulo Cappelli.

O apoio ocorre após a ocupação promovida pela oposição na Câmara dos Deputados. Parlamentares de direita entraram em forte obstrução e ocuparam a mesa diretora a fim de conseguir aprovar o chamado “Pacote da Paz”, que inclui, além do fim do foro privilegiado, a anistia para os réus do 8 de janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A ocupação, que começou na manhã desta terça-feira (5), como parte de uma iniciativa do deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), encerrou-se na noite desta quarta-feira (6) após a oposição firmar um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta prometeu pautar a anistia e o fim do foro privilegiado na próxima semana.

Pleno News

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.