Gabriel Bortoleto no paddock antes dos treinos para o GP da Hungria — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Porto Velho, Rondônia - O jovem piloto Gabriel Bortoleto fez história neste domingo (3) ao cruzar a linha de chegada do Grande Prêmio da Hungria na sexta colocação. Aos 20 anos e nove meses, o piloto da equipe Sauber tornou-se o brasileiro mais novo a terminar uma corrida de Fórmula 1 entre os seis primeiros colocados.
Além da marca pessoal, Bortoleto quebrou um jejum de oito anos sem que o Brasil tivesse um representante no top-6 da categoria. A última vez havia sido em 2017, com Felipe Massa, que também terminou em sexto lugar no GP do Bahrein.
Estreia promissora
A temporada de estreia de Bortoleto na Fórmula 1 tem sido marcada por feitos expressivos. Em junho, ele já havia se tornado o mais jovem brasileiro a pontuar na F1, ao terminar o GP da Áustria em nono lugar, superando o próprio Massa, que pontuou pela primeira vez aos 20 anos e dez meses, no GP da Malásia de 2002.
Com o desempenho no circuito de Hungaroring, o piloto não só confirmou seu bom momento como ultrapassou Massa em mais uma estatística histórica, ao alcançar um top-6 ainda mais jovem.
Pontuação e ranking histórico
O resultado da Hungria marca a terceira vez que Bortoleto pontua nesta temporada, sendo a segunda consecutiva — já havia somado pontos na etapa anterior, na Bélgica. Desde 2017, com Felipe Massa nas corridas de Interlagos e Abu Dhabi, nenhum brasileiro havia pontuado em duas corridas seguidas.
Gabriel Bortoleto soma agora 14 pontos na temporada e ocupa a 17ª posição no campeonato de pilotos. No ranking geral de brasileiros que já pontuaram na Fórmula 1, o jovem aparece na 11ª colocação, à frente de nomes como Cristiano da Matta e Christian Fittipaldi.
Brasileiros que pontuaram na fórmula 1
Confira abaixo o ranking dos brasileiros com maior pontuação na história da categoria:
Felipe Massa – 1.167 pontos
Rubens Barrichello – 658 pontos
Ayrton Senna – 614 pontos
Nelson Piquet – 485,5 pontos
Emerson Fittipaldi – 281 pontos
José Carlos Pace – 58 pontos
Bruno Senna – 33 pontos
Felipe Nasr – 29 pontos
Nelson Piquet Jr. – 19 pontos
Roberto Moreno – 15 pontos
Gabriel Bortoleto – 14 pontos
Cristiano da Matta – 13 pontos
Christian Fittipaldi – 12 pontos
Maurício Gugelmin – 10 pontos
Pedro Paulo Diniz – 10 pontos
Antonio Pizzonia – 8 pontos
Wilson Fittipaldi – 3 pontos
Ricardo Zonta – 3 pontos
Chico Serra – 1,5 ponto
Chico Landi – 1 ponto
Com uma trajetória ascendente e promissora, Bortoleto se consolida como um dos nomes mais fortes da nova geração do automobilismo brasileiro, alimentando as esperanças dos fãs por dias de glória novamente nas pistas da F1.
da redação FM