Banco de Leite Santa Ágata destaca importância da amamentação para saúde dos bebês e das mães

Banco de Leite Santa Ágata destaca importância da amamentação para saúde dos bebês e das mães

 

      O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, é uma campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno


Porto Velho, Rondônia - chegada de um bebê marca uma nova fase para toda a família. Nesse momento, o apoio à mãe é essencial para garantir uma amamentação bem-sucedida, que é fundamental para a saúde do recém-nascido. Em Porto Velho, o Banco de Leite Humano Santa Ágata, anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), oferece atendimento gratuito todos os dias, das 7h às 18h, sem intervalo, para orientar e acolher as dificuldades das mães durante o período de amamentação.

O serviço funciona também aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, sem intervalo de almoço, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.766, Setor Industrial, em Porto Velho.

No local, as mães aprendem sobre a pega correta do bebê ao seio, massagens para aliviar o desconforto nas mamas, extração manual de leite, posições para amamentar e a importância de preparar o corpo para esse momento. Além disso, o acompanhamento do aleitamento é contínuo, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

INCENTIVO AO ALEITAMENTO

O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, é uma campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno, instituída pela Lei nº 13.435/2017. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento completo e ideal para os bebês até os seis meses de vida e até dois anos ou mais de forma complementar.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de fortalecer a saúde na primeira infância. “Iniciativas como o banco de leite garantem que nossas crianças tenham um início de vida mais saudável e as mães, o suporte necessário nesse processo tão importante.”

A coordenadora do Banco de Leite, Suellen Oliveira, explicou que o leite materno oferece inúmeros benefícios para a saúde, tanto do bebê quanto da mãe. Para o bebê, é a forma mais completa e equilibrada de nutrição, pois fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de diversas doenças, estimula o desenvolvimento cognitivo e contribui para o fortalecimento do vínculo com a mãe. Já para a mulher, a amamentação favorece a recuperação no pós-parto, auxilia na prevenção de algumas enfermidades e reforça o laço afetivo com o filho.

As mães aprendem sobre a pega correta do bebê ao seio, massagens para aliviar o desconforto e posições corretas

APOIO À AMAMENTAÇÃO

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, é comum a mãe enfrentar dificuldades nos primeiros dias de amamentação, mas destaca que há suporte disponível. “Oferecemos um acolhimento humanizado às mães e suas famílias. A equipe multiprofissional identifica as dificuldades, orienta, ensina técnicas de amamentação e acompanha as nutrizes até que elas se sintam mais seguras”, disse.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que o Banco de Leite é uma ferramenta fundamental para salvar vidas, pois está diretamente ligado à redução da mortalidade infantil e ao desenvolvimento saudável das crianças. “Nosso compromisso é fortalecer a cultura do aleitamento materno e garantir o apoio necessário para que as mães possam amamentar com segurança e vivenciar plenamente esse gesto de amor.”


da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.