Porto Velho, RO – Em entrevista concedida na noite do último domingo, 27, durante transmissão ao vivo do SGC Podcast realizada na 40ª edição da Expoari, o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) confirmou que é pré-candidato ao Governo de Rondônia para as eleições de 2026. “Com certeza. Pré-candidato ao Governo do Estado. Chance grande de ser governador, de ser candidato ao governo”, afirmou Máximo, ao ser questionado diretamente pelo entrevistador sobre suas intenções eleitorais. As informações são do site Rondônia Dinâmica.
Ainda segundo o parlamentar, há uma segunda possibilidade em avaliação, que seria a disputa por uma vaga ao Senado Federal. Ele declarou que a definição final será tomada após “conversar com Deus” e ouvir lideranças políticas do Estado. “Estamos pedindo direcionamento de Deus, conversando com pessoas, conversando com o nosso presidente da Assembleia Legislativa, vice-prefeito, com várias autoridades do Estado todo, mas a priori o pré-candidato ao Governo do Estado de Rondônia sim”, reforçou.
Ao lado de Fernando Máximo, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), também foi questionado sobre eventual candidatura. Embora negue estar oficialmente no páreo, admitiu que pode entrar na disputa, dependendo das articulações e resultados de pesquisas. “A política é como uma nuvem. Você olha agora, está de um jeito. Passaram dois, três dias e já mudou totalmente. Posso ser pré-candidato, mas num acordo”, disse. Redano declarou ainda que possui bom relacionamento com outros possíveis nomes, como Adailton Fúria, Marcos Rogério, Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves, e que tomará uma decisão “com base em diálogo e números”. As informações são do site Rondônia Dinâmica.
Durante a conversa, Redano criticou fortemente a criação de reservas ambientais em Rondônia, feitas por decreto em governos anteriores. Sem mencionar diretamente nomes no início, ele afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia comprovou irregularidades na instituição dessas áreas protegidas. “A CPI provou e comprovou que foi feito de uma forma totalmente irregular. Não obedeceu o devido processo legal. Não teve audiência, não teve estudos, não teve indenização”, disse o parlamentar.
Posteriormente, Redano mencionou o ex-governador Confúcio Moura ao lembrar que o decreto que criou 11 reservas foi publicado no mesmo dia em que uma lei estadual que ele propôs para impedir a criação de reservas por decreto seria promulgada. “Fiz uma lei mudando a Constituição do Estado, proibindo a criação de reserva por decreto. Nós fizemos isso numa terça-noite. Aí, no outro dia, quando seria promulgada a minha lei, o governador da época, o Confúcio, fez o decreto”, relatou.
Antes de entrar no tema eleitoral, Fernando Máximo dedicou boa parte da entrevista a destacar suas ações parlamentares em Ariquemes. Ele citou a destinação de recursos para castração de animais, regularização fundiária, aquisição de maquinário agrícola e construção de unidade de saúde. Segundo o deputado, o município de Ariquemes foi o que mais recebeu castrações proporcionalmente no estado, com 1.600 procedimentos realizados.
Máximo também apresentou o projeto “Enxergando com Amor”, que prevê avaliação oftalmológica em escolas públicas e entrega gratuita de óculos às crianças diagnosticadas com necessidade. O parlamentar detalhou o processo de escolha das armações pelos próprios alunos e citou que mais de 16 mil avaliações já foram feitas em outras cidades, com previsão de atendimento em Ariquemes no segundo semestre.
Além das falas institucionais e dos anúncios, a entrevista no SGC Podcast teve um tom descontraído e festivo, com diversos elogios à estrutura da Expoari e troca de experiências entre os convidados. O vice-prefeito André Rossetto, do União Brasil, exaltou as parcerias políticas no município e afirmou que, independentemente de quem vencer a disputa para o governo em 2026, “Ariquemes estará bem servido”.
Em tom de otimismo, Máximo finalizou sua participação agradecendo o apoio da população e pediu orações para seu trabalho em Brasília: “Você que acredita em Deus, nas suas orações, lembra o deputado federal Dr. Fernando Máximo. A gente travou uma guerra espiritual muito grande lá em Brasília. A gente precisa das suas orações.”
A entrevista foi encerrada com convites dos três políticos para que a população de Rondônia compareça à Expoari e prestigie os eventos culturais e agropecuários do município.
As informações são do site Rondônia Dinâmica.