Governo de RO reforça avanço na proteção da infância e adolescência mais saudável com lei sancionada

Governo de RO reforça avanço na proteção da infância e adolescência mais saudável com lei sancionada

 

        A Lei assegura a participação de crianças e adolescentes em eventos de caráter educativo ou preventivo


Porto Velho, Rondônia - Para auxiliar as famílias na proteção das crianças e adolescentes, o governo de Rondônia publicou a Lei n° 6.020, no Diário Oficial do Estado, sancionada na segunda-feira (12). A legislação traz uma mensagem bem clara para quem deseja destruir a inocência das crianças e adolescentes e provocar a sexualização precoce: está proibido. A violação da lei está sujeita a ações punitivas.

MUDANÇA

A nova Lei é uma alteração da Lei n° 5.788, de 5 de junho de 2024, e muda o alvo da sexualidade para a sexualização. Antes, estava proibido a participação de crianças e adolescentes em eventos, manifestações e movimentos cujo tema fosse sexualidade. Mas entendendo que sexualidade, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte do desenvolvimento humano e é um processo interno, que ajuda no cuidado com o corpo e no desenvolvimento dos relacionamentos sociais, se fez necessário a mudança para sexualização.

A sexualização é, por sua vez, estimulada de fora para dentro e nociva às crianças, com estímulo à sensualidade e pedofilia. Desta forma, Rondônia avança no cuidado e respeito à infância com a nova determinação: fica proibido a participação de crianças e adolescentes em eventos, manifestações e movimentos cujo tema seja a erotização precoce, a sexualização ou outros conteúdos impróprios. O que impede a participação de crianças e adolescentes em eventos que tratem de identidade de gênero, orientação sexual, exponha nudez, práticas sexuais ou mesmo sua simulação, entre outros.

Para o governador Marcos Rocha a Lei é um suporte a pais e mães na proteção das crianças e adolescentes

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, defender o que é certo para as crianças e adolescentes é o que motivou o governo do estado a aperfeiçoar a Lei. ‘‘Crianças e adolescentes têm que serem protegidos, têm de brincar, estudar, sonhar, e não serem expostas ao que não condiz com sua fase de vida, estamos defendendo as famílias, os valores que sustentam uma sociedade justa e saudável, que em Rondônia a infância continue sendo um tempo sagrado’’.

PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

A Lei assegura a participação de crianças e adolescentes em eventos de caráter educativo ou preventivo promovidos por entidades reconhecidas, cujo objetivo seja a promoção da saúde, conscientização, prevenção, combate ao abuso e exploração sexual das crianças e a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme as diretrizes estabelecidas na Constituição Federal, na Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, e em outras normas pertinentes.

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.