Governador Marcos Rocha destaca políticas de inovação que colocam Rondônia na liderança do país

Governador Marcos Rocha destaca políticas de inovação que colocam Rondônia na liderança do país

 

Foto: Secom

Com uma gestão voltada à inovação e ao fortalecimento da economia, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem conduzido o estado a resultados expressivos no cenário nacional e, desta vez, conquistando a primeira colocação no ranking de apoio a empreendimentos inovadores, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A posição de destaque reflete as políticas públicas implementadas para estimular o empreendedorismo, atrair investimentos e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e sustentável.

De acordo com o levantamento, Rondônia superou todos os demais estados brasileiros no indicador “Apoio a Empreendimentos Inovadores”, que avalia a densidade de ambientes de inovação — como incubadoras, aceleradoras e centros tecnológicos — por milhão de habitantes. O Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.

Para o governador Marcos Rocha, o resultado é consequência direta de um trabalho contínuo e estratégico voltado ao fortalecimento da economia. “Rondônia se consolida como o novo polo de negócios do Brasil. Avançamos em diversos indicadores: aumento na abertura de empresas, uma das menores taxas de desemprego do país e políticas públicas eficazes voltadas à inovação. Os resultados começam a ganhar o reconhecimento nacional que merecem”, ressaltou.

O vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, também destacou a conquista, enfatizando o planejamento adotado pela gestão estadual, que tem impulsionado o setor. “Estamos estruturando um ambiente cada vez mais propício ao empreendedorismo e à inovação, com políticas integradas.”

DESENVOLVIMENTO

Rondônia conquistou a liderança nacional em apoio à inovação graças a uma série de ações coordenadas pelo Governo do Estado, por meio da Sedec. Entre os destaques estão a implantação do Hub.RO, em Porto Velho, que já realizou mais de 30 mil atendimentos e apoiou 84 projetos inovadores; o mapeamento das vocações regionais com a expansão de habitats de inovação em diversos municípios; a capacitação de mais de 500 jovens por meio de maratonas, hackathons e workshops; a captação de R$ 12 milhões em recursos por meio de programas como o Centelha e o Tecnova III; e o fortalecimento da governança da inovação com editais, infraestrutura e parcerias estratégicas com universidades, setor produtivo e prefeituras.

Marcos Rocha salientou ainda que o ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação é fruto de uma gestão que enxerga a tecnologia e a modernização como pilares do desenvolvimento. “Vamos continuar trabalhando com seriedade, responsabilidade e foco em resultados, para que Rondônia siga avançando, gerando empregos, oportunidades e sendo referência de uma gestão pública que transforma a vida das pessoas”, concluiu.



Da redação

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.