Governo de RO promove atendimento de Regularização Fundiária, no distrito de Extrema e região

Governo de RO promove atendimento de Regularização Fundiária, no distrito de Extrema e região

 

         Governo realiza ação de regularização fundiária no distrito de Extrema e região com atendimento na Escola 13 de Maio


Porto Velho, Rondônia - Entre os dias 9 e 14 de setembro, o governo de Rondônia promove uma ação de regularização fundiária rural no distrito de Extrema. O atendimento será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio, localizada na Rua Campo Grande, nº 582, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A ação, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem o objetivo de atender a população local e de áreas vizinhas, como Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Nova Califórnia.

De iniciativa da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), a ação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica nº 324/2023, entre órgãos federal e estaduais. Esse acordo é fundamental para assegurar que mais famílias tenham seus direitos reconhecidos, promovendo assim, um futuro mais próspero e sustentável na região.

A regularização fundiária traz segurança jurídica e permite que os proprietários possam investir em suas terras, gerando mais desenvolvimento local.

Serão atendidos produtores de Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Nova Califórnia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, a população do distrito de Extrema e de localidades vizinhas, terá a oportunidade de regularizar suas terras e contribuir para um futuro mais sustentável. A presença do governo do estado e do Incra na região desempenha trabalho com o desenvolvimento rural e a legalidade no uso das terras públicas.

O secretário da Sepat, David Inácio, destacou a relevância dessa iniciativa à população da região. Além do atendimento na Plataforma de Governança Territorial (PGT), serão emitidas Certidões de Reconhecimento de Ocupação (CRO), documento essencial para comprovar a ocupação de áreas públicas. Esse processo também tem por objetivo resolver pendências e conduzir vistorias, com a finalidade de garantir a emissão de títulos definitivos de propriedade aos posseiros, que ainda não possuem a documentação formal.

As vistorias que vão ser realizadas em campo pelas equipes da Sepat e do Incra são fundamentais no que tange às necessidades quanto à verificação se os requisitos ambientais e legais estão sendo atendidos pelos posseiros. Além do caráter social, a ação tem um forte compromisso com a proteção ambiental. Dessa forma, a regularização fundiária também se torna uma ferramenta de fiscalização e preservação do meio ambiente.

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.