Lula veta projeto e mantém saidinhas temporárias de presos

Lula veta projeto e mantém saidinhas temporárias de presos

 O Congresso Nacional pode derrubar o veto


Lula Foto: EFE/ Antonio Lacerda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que acabava com as saídas temporárias de presos. O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) durante pronunciamento no Palácio do Planalto, acompanhado de Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União.

O veto mantém as “saidinhas” para que os detentos possam visitar familiares em datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Pais. O texto do veto será publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (11).

Leia também1 Silente por dez dias, Lula diz que 'mulher não foi feita pra apanhar'
2 Lira critica Alexandre Padilha, ministro de Lula: "Incompetente”
3 Governo Lula corta verbas da Educação e de programas sociais
4 STF decide que Estado tem culpa em mortes por bala perdida
5 PSOL denuncia Tarcísio em Haia por violência policial

Lewandowski argumentou que a manutenção das saídas temporárias é um direito que facilita a ressocialização dos presos, permitindo que sejam tratados dignamente como todo ser humano. Ele ressaltou que a decisão foi tomada por motivos humanitários e constitucionais.

A legislação atual prevê o benefício das saídas temporárias para presos do regime semiaberto que demonstrem bom comportamento e que já tenham cumprido um sexto de sua pena.

A decisão final sobre o veto presidencial caberá ao Congresso Nacional, que poderá derrubá-lo e reestabelecer as restrições propostas no projeto.

pleno news


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.