Acre registra novo forte Terremoto de 6,5 na Escala Richter: É o segundo em menos de 10 dias

Banner 970x250

Acre registra novo forte Terremoto de 6,5 na Escala Richter: É o segundo em menos de 10 dias

 O mapa destaca que o tremor ocorreu a 609 km de profundidade e atingiu 6.5 magnitudes, abaixo das coordenadas 8.21S e 71.36W.



           

A terra tremeu novamente no Acre, estado que faz divisa com Rondônia. De acordo com as plataformas Painel Global e a Rede Sismográfica do Brasil, o terremoto ocorreu na madrugada de hoje (28) na fronteira do Brasil com o Peru. A Rede Sismográfica fala em 6,2 de magnitude na Escala Richter. Já o Painel Global informou 6,5 de magnitude.

O forte terremoto foi registrado a 66 km de Tarauacá (AC), 111 km de Feijó (AC), 134 km de Ipixuna (AM) e 148 km de Jordão (AC). “O violento abalo teve seu hipocentro localizado sob as coordenadas 8.21S e 71.36W, a 609 km de profundidade. Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície”, informou o Painel Global.

Acre registra novo forte Terremoto de 6,5 na Escala Richter: É o segundo em menos de 10 dias

O mapa destaca que o tremor ocorreu a 609 km de profundidade e atingiu 6.5 magnitudes, abaixo das coordenadas 8.21S e 71.36W. “De acordo com dados recebidos do Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, USGS, nas últimas 48 horas ocorreram 71 abalos tectônicos. Do total registrado, 61 foram sismos de baixa intensidade e 8 apresentaram magnitude moderada. 2 tremores foram classificados entre forte e muito forte”, completa.

Acre registra novo forte Terremoto de 6,5 na Escala Richter: É o segundo em menos de 10 dias - News Rondônia

Já a Rede Sismográfica explicou que a maioria dos eventos na fronteira do Brasil com o Peru ocorre devido à subducção da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana, portanto, tendem a ser profundos, como neste caso. “Assim como no caso do terremoto de 6.6 que ocorreu no dia 20 de janeiro nessa mesma região, a força do sismo foi atenuada pela sua grande profundidade abaixo da superfície”, informou uma publicação da Rede Sismográfica.

A Rede informou ainda que “apesar de terem ocorrido em solo brasileiro, esses sismos têm características andinas, devido ao mecanismo que os gerou, na região da Cordilheira dos Andes”“A magnitude exata, o epicentro e a profundidade do terremoto poderão ser revisados, à medida que os sismólogos revisam os dados e refinam seus cálculos. O Serviço Geológico dos EUA calculou a magnitude em 6.5. Ressaltamos que soluções apresentadas por diferentes instituições podem apresentar variações de localização e magnitude”, concluiu.



Por Wanglézio Braga - News Rondônia 

da redação FM News Rondônia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem