SINDSEF-RO busca novas articulações para debater situação dos ex-sucanzeiros intoxicados por DDT

SINDSEF-RO busca novas articulações para debater situação dos ex-sucanzeiros intoxicados por DDT

 

         Por SINDSEF-RO


O Sindsef/RO e a Condsef permanecem na luta para sensibilizar as autoridades para o índice alarmante de mortes prematuras e de adoecimento grave dos servidores da extinta Sucam, conhecimentos popularmente com sucanzeiros, comprovadamente contaminados por Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e outros inseticidas no exercício das atividades de combate às endemias da malária, dengue e outros vetores.

Cumprindo agenda em Brasília, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef/RO), Almir José, o diretor da Secretaria de Saúde do Sindsef/RO, José Geltrude Valério, o Coordenador Nacional dos Intoxicados – CNI, Abson Praxedes, o diretor-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo e uma comitiva de servidores participaram na quarta-feira (22/11), de reunião com a assessoria parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), líder do governo no Congresso Nacional, para solicitar apoio para articulação de uma agenda com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

A agenda com a ministra da saúde, tem como objetivo expor a situação dos servidores intoxicados e iniciar diálogo na tentativa de encontrar solução mais célere para o atendimento de saúde dos ex-sucanzeiros, disse Almir José.  "A situação dos servidores é preocupante. Muitos servidores encontram-se acamados e sem condições de arcar com os elevados custos para tratamentos médicos. Nossa principal preocupação é no mínimo garantir um atendimento médico para esses servidores que dedicaram a vida em prol do bem estar da sociedade", destacou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia - Sindsef/RO, Almir José 

Por iniciativa e proposta do Sindsef/RO e autoria do ex-deputado federal, Mauro Nazif, a PEC 101/ 2019 tramita na Câmara dos Deputados e busca o direito à assistência médica aos servidores da extinta Sucam, intoxicados por DDT. No entanto, desde outubro de 2021, após aprovação da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a proposta está parada aguardando a instalação da Comissão Especial para seguir a tramitação até a votação pelo plenário.

Diversas reuniões foram diversas solicitações foram feitas pelas entidades sindicais ao presidente da Câmara, Arthur Lira, porém, segue até o momento sem previsão para a instalação da Comissão Especial. 

A PEC 101/19 trata da concessão de plano de saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), contaminados por Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e outros inseticidas no exercício das atividades profissionais.


da redação FM Rondôniadinamica

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.