Pesquisa mostra retração do setor de serviços em abril

Pesquisa mostra retração do setor de serviços em abril

 




setor de serviços recuou 1,6% em abril sobre o resultado de março. É a segunda queda do ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta quinta-feira, 15.

As informações sobre o setor fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços de abril. A primeira redução registrada nos levantamentos deste ano ocorreu em janeiro -3,4%.

Além disso, o estudo mostra que houve retração em 25 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Algo “difícil de acontecer”, segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Números do setor de serviços em abril

A retração de abril ocorreu em quatro das cinco atividades investigadas na pesquisa. “Assim como em março, o setor de transporte se destacou como a principal influência, porém, em abril, puxou o índice para o campo negativo”, informou o IBGE. A redução chegou a 4,4%.

Neste ramo, várias frentes geraram um impacto negativo, disse Lobo. De acordo com o especialista, a lista de maus resultados é formada por gestão de portos e terminais, transporte rodoviário de cargas, rodoviário coletivo de passageiros e transporte dutoviário. “Esses segmentos tiveram importância no âmbito do volume de serviços como todo, ultrapassando a fronteira do próprio setor”, explicou.

Os outros recuos vieram no setor vieram dos ramos de informação e comunicação (-1,0%), dos profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e dos outros serviços (-1,1%).

Mesmo assim, os resultados interanuais mostram expansão. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o resultado é um crescimento de 2,7%. É a 26ª variação positiva, nesse quesito. Contudo, o especialista do IBGE fez um alerta sobre as marcas anuais do setor de serviços em abril: “É o resultado menos intenso desde março de 2021, quando se iniciou essa sequência de taxas positivas”, avisou Lobo.


da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.