Resumo de 43 páginas foi lido pelo relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves
Boa parte da sessão desta quinta-feira (22) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abriu o julgamento da ação que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, foi destinada à leitura do relatório do ministro Benedito Gonçalves, relator do caso. Ao todo, o magistrado dedicou 1 hora e 58 minutos para a leitura das 43 páginas do resumo do processo.
O relatório é o trecho de uma sentença, ou voto no caso de um colegiado, no qual o magistrado resume o que está em julgamento. É nessa parte que, em suma, consta o pedido de um processo, a contestação, e o registro das principais ocorrências registradas na ação.
Leia também1 Lula elogia primeira-ministra da Itália: "Fiquei impressionado"
2 Jair Bolsonaro aciona STF e exige explicações sobre falas de Lula
3 TSE suspende julgamento de ação contra Jair Bolsonaro
4 Guarda Costeira acha destroços que podem ser de submarino
5 Advogado de Bolsonaro diz que ação do PDT é "impostora"
Em sua versão do resumo, Gonçalves narrou desde os ocorridos que motivaram a abertura do processo, neste caso a reunião, até as etapas mais recentes, como as alegações finais. Na sessão desta quinta, ainda falaram o advogado do PDT, Walber Agra; de Bolsonaro, Tarcísio Vieira; e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco.
Após as manifestações das partes, a sessão foi encerrada e a continuação foi marcada para a próxima terça (27). Ao todo, a Corte Eleitoral designou três sessões para decidir sobre o caso, a última delas está prevista para ocorrer na próxima quinta (29).
Confira o relatório lido pelo ministro Benedito Gonçalves nesta quinta.
pleno news