Conheça alguns fatos curiosos da história do Brasil e do mundo ocorridos neste dia
O casamento de D. João I com Filipa de Lencastre marcou o início da mais antiga aliança diplomática entre dois países atualmente em vigor. Imagem | Wikimedia Commons
Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 9 de maio na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1386) No dia 9 de maio, é celebrada a Aliança Luso-Britânica, entre o Reino de Portugal e o Reino da Inglaterra. O acordo diplomático é o mais antigo entre nações a vigorar no Ocidente;
- (1540) O explorador espanhol Hernando de Alarcón embarca em uma expedição a fim de mapear o Golfo da Califórnia;
- (1941) A Marinha Real Britânica captura o submarino alemão U-110. O veículo levava a bordo a máquina criptográfica Enigma. Os aliados conseguiram decifrar o código do instrumento e acessar mensagens nazistas codificadas;
- (1945) No dia 9 de maio, os nazistas assinam o Instrumento da Rendição Alemã, oficializando a rendição;
- (1960) A agência federal norte-americana Food and Drug Administration autoriza a venda de pílulas anticoncepcionais nos EUA. A decisão pode ser considerada uma das consequências do Concílio Vaticano II e da Revolução dos Costumes, ocorridos na década de 1960.

Brasil
- (1982) Na capital paulista, é inaugurado o Terminal Rodoviário Tietê, o maior da América Latina. Atualmente, circulam pelo terminal cerca de 11 milhões de pessoas por ano.
Curiosidades
- No dia 9 de maio, é celebrado o Dia da Europa. A data foi escolhida devido à Declaração Schuman (9 de maio de 1950), discurso proferido pelo estadista francês Robert Schuman em prol da união da produção industrial europeia.
Mortes
- (1805) Friedrich Schiller, filósofo e historiador alemão, nascido em 1759. Schiller é considerado um expoente das letras germânicas no século 18.
- (1898) André Rebouças, engenheiro brasileiro, nascido em 1838. Rebouças foi um destacado intelectual no Brasil Império; engenheiro de formação e amigo da Família Imperial brasileira, ele também exerceu o jornalismo e atuou em prol da causa abolicionista.
“Prefiro as desordens da liberdade ao sossego da escravidão”. André Rebouças
Leia também
da revista oeste
Último promotor do Tribunal de Nuremberg morre aos 103 anos

Postar um comentário