Rússia envia navios com armas nucleares para o Mar Báltico pela 1° vez em 30 anos

Rússia envia navios com armas nucleares para o Mar Báltico pela 1° vez em 30 anos

 


A Rússia começou a implantar navios táticos armados com armas nucleares no Mar Báltico pela primeira vez nos últimos 30 anos, disse o Serviço de Inteligência Norueguês em seu relatório anual .

“A parte principal do potencial nuclear está nos submarinos e navios de superfície da Frota do Norte”, observou a inteligência norueguesa.

Os navios de guerra da Frota do Norte foram regularmente para o mar com armas nucleares durante a era da Guerra Fria, mas esta é a primeira vez que a moderna Federação Russa faz o mesmo, acrescentou o relatório.

Embora a Rússia também tenha capacidades submarinas, armas anti-satélite e capacidades cibernéticas que podem ameaçar a Noruega e a aliança militar da OTAN, as armas nucleares táticas são “uma ameaça particularmente séria em vários cenários operacionais nos quais os países da OTAN podem estar envolvidos”, disse o relatório.

A inteligência norueguesa também observou que uma escalada de uma guerra localizada em um conflito mais amplo envolvendo os Estados Unidos, a OTAN e a Noruega não pode ser descartada.

A agência avaliou que, embora a Rússia mantenha, modernize e desenvolva seu arsenal nuclear, não são esperadas mudanças significativas na doutrina nuclear russa nos próximos anos.

GB

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.