EMPREEDEDORISMO FEMININO
O projeto começa como atividade avaliativa de conclusão do workshop violência da mulher, que foi fornecido pela associação Beradeiro.
O curso de formação (Violência Contra a Mulher), foi colocado em prática dando início a feira com um evento no dia 20 de maio de 2022, a feira tem como principal objetivo tirar essas mulheres que muitas vezes por medo e por acharem que não vão dar conta de fazer seus serviços domésticos, para que ela mostrem os produtos que elas mesmas fazem ou revendem.
Criando assim um impulso para que as mesmas tenham sua independência financeira e saiam dos portões de casa.
O projeto foi criado pela Nayara agente de saúde da unidade básica de União bandeirante, hoje, ela só está nos bastidores do projeto, cuidando da parte burocrática e buscando parcerias. Há um sonho de transformar em Associação Mulher Empreendedora de União Bandeirantes, para ter respaldo legal em busca de recursos para se ter uma sede local.
Para Nayara é um projeto muito importante, pois essas mulheres estavam em casa escondidas nem mesmo a população local sabia do serviço que muitas faziam.
Atualmente a coordenação da feira está a cargo da Laura e Neli, onde as mesmas junto com um grupo pequeno de mulheres a cada 15(quinze) e 15(quinze dias estão expondo seus produtos, no espaço da feira do agricultor, conforme o giro de dinheiro na cidade, em dias de pagamento dos funcionários públicos e recebimentos do pagamento do leite.
O projeto teve o apoio da associação Beradeiro onde forneceram o banners e faixas para divulgação do evento, a rádio local fez toda a divulgação isso foi importante.
HOJE
As atividades ligadas à feira da mulher. | Foto: Site Flor do Mamoré
Empreender é acreditar numa ideia e batalhar para botá-lo em prática, seja um negócio, uma causa social ou uma vida autônoma. Não é fácil, e para as mulheres, que muitas vezes têm jornadas duplas, cuidando dos filho e da casa, e ainda maior. Empreender pode não ser um ato solitário, mas exige uma força de vontade extremamente pessoal na hora de arregaçar as mangas e mirar no futuro.
O projeto Feira da Mulher do Distrito de União Bandeirantes, que deu origem a esse exposição, está sendo viabilizado com um grupo de 20 (vinte) mulheres, todas elas moradoras de linhas rurais e área urbana, e tem como o objetivo a luta contra a violência à mulher.
Coordenação
Hoje, sob a coordenação da senhora Laura Leticia e dona Neli, a feira livre vem funcionando no espaço do barracão da feira do Agricultor, situado na avenida 3 de dezembro, nos horários da 14:00 até as 19:00, duas vezes ao mês, sem nenhum incentivo , somente a força de vontade de cada empreendedora, todas elas participa expondo seus produtos, diversificados, você pode encontra do artesanato, roupas, sandálias artesanais, á plantas cultivadas, pão caseiro e os produtos da roça.
Fone para contato com a coordenadora da feira 69 9601-2608 - Laura e 69 9373-1870 - Neli
Telefone whatsApp para contato com a coordenadora da feira 69 9601-2608 - Laura e 69 9373-1870 - Neli
Com informações Nayara e Laura
da redação F/M