Saiba quem é o traficante ‘El Jefe’, atleta olímpico conhecido como o novo Pablo Escobar

Banner 970x250

Saiba quem é o traficante ‘El Jefe’, atleta olímpico conhecido como o novo Pablo Escobar

 

Acusação recente contra Ryan James Wedding inclui assassinato, intimidação de testemunhas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Wedding está na lista dos 10 fugitivos mais procurados pelo FBIReprodução/FBI

Em duas décadas, Ryan James Wedding evoluiu de um promissor atleta olímpico de snowboard para ser considerado pelas autoridades como um dos criminosos mais perigosos e implacáveis do planeta, acusado de liderar um cartel de cocaína e ordenar assassinatos. O diretor do FBI, Kash Patel, colocou Wedding, de 44 anos, apelidado de “El Jefe”, “Inimigo Público” e “Gigante”, na mesma categoria de notórios criminosos como Pablo Escobar e Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Wedding é suspeito de mandar matar uma testemunha chave em um processo do governo dos EUA contra ele e de contratar assassinos para eliminar concorrentes no tráfico de drogas. Documentos judiciais revelam que sua atividade criminosa teve início em 2008, seis anos depois de sua participação nas Olimpíadas.

Promotores federais disseram que Wedding viajou para San Diego com outros dois homens para comprar cocaína. O traficante com quem eles haviam combinado de se encontrar estava trabalhando disfarçado para o FBI. Eles foram presos, e o caso de Wedding foi a julgamento em novembro de 2009. Segundo o advogado de defesa, Wedding foi “enganado por um experiente traficante de drogas e criminoso de carreira”.

LEIA MAIS

Um júri o considerou culpado de conspiração para distribuir cocaína, de acordo com os documentos do tribunal. Em sua sentença, em maio de 2010, Wedding pediu desculpas ao tribunal e à sua família por suas “decisões estúpidas e irresponsáveis” e disse que a ideia de ganhar dinheiro fácil o atraiu, mesmo que ele não precisasse do dinheiro. “Eu sabia que era errado, e mesmo assim eu fiz”, disse ele, de acordo com a transcrição da audiência. “Acho que perdi meu caminho.”

O juiz ficou comovido com o aparente remorso de Wedding e impôs uma sentença mais leve. Ele foi condenado a 48 meses em uma prisão federal, mas com o tempo já cumprido, foi liberado em dezembro de 2011.

Atualmente, acredita-se que ele esteja escondido no México, sob a proteção de um cartel, conforme anunciado pelas autoridades federais, que oferecem uma recompensa de US$ 15 milhões por informações que levem à sua captura.

Nascido em Thunder Bay, Canadá, em uma família abastada, Wedding foi introduzido ao snowboard no resort de esqui Mount Baldy, propriedade de seus avós. Ele competiu nas Olimpíadas de Inverno de 2002 em Salt Lake City, Utah, terminando em 24º lugar no slalom gigante paralelo.

A acusação recente contra ele inclui assassinato, intimidação de testemunhas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, detalhando como sua organização, em colaboração com cartéis mexicanos, transportava cocaína da Colômbia para o México, sendo responsável pela importação de aproximadamente 60 toneladas de cocaína por ano para Los Angeles.

Wedding é conhecido por instaurar um clima de medo, retaliando contra rivais e colocando recompensas em quem cooperasse com as autoridades. Ele teria oferecido milhões por uma testemunha federal, que foi assassinada antes de poder testemunhar contra ele.

Além disso, Wedding é acusado de contratar assassinos para executar outras vítimas e de estar envolvido no assassinato de membros de uma família no Canadá por vingança.

Seu círculo íntimo, incluindo sua mulher, supostamente desempenhou papéis significativos em seu império criminoso, com proteção e assistência dentro do México fornecidas por Edgar Aaron Vazquez Alvarado, conhecido como “o General”, e alegações de que sua mulher, Miryam Andrea Castillo Moreno, estava envolvida na lavagem de dinheiro e em atos de violência.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem