A nova parcela do incentivo-frequência será paga pelo Ministério da Educação (MEC) a cerca de 3,2 milhões de estudantes elegíveis. Os depósitos seguem calendário escalonado e vão até 2 de dezembro.
© Antônio Cruz/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o pagamento da nona parcela do programa Pé-de-Meia. O benefício de R$ 200 é referente ao incentivo-frequência às aulas e será depositado em contas de estudantes do ensino médio da rede pública.
A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, estima que cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o valor até o dia 2 de dezembro.
Calendário e elegibilidade
Nesta segunda-feira (24), o depósito é feito para os alunos nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. O pagamento é escalonado conforme o mês de nascimento e segue até o início de dezembro, com a seguinte ordem:
Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem em 24 de novembro;
Nascidos em março e abril: recebem em 25 de novembro;
Nascidos em maio e junho: recebem em 26 de novembro;
Nascidos em julho e agosto: recebem em 27 de novembro;
Nascidos em setembro e outubro: recebem em 28 de novembro;
Nascidos em novembro e dezembro: recebem em 2 de dezembro.
Para ter direito ao Pé-de-Meia, o estudante deve estar matriculado no ensino médio regular na rede pública (entre 14 e 24 anos) ou no EJA (entre 19 e 24 anos). É obrigatório estar inscrito no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025 e possuir frequência mínima de 80% nas aulas.
Regras de saque e incentivos
As parcelas são depositadas em uma conta poupança social digital da Caixa, aberta automaticamente em nome dos estudantes.
Maior de idade (18 anos ou mais): A conta já está desbloqueada para movimentação imediata. O valor pode ser usado em compras, pagamentos via aplicativo Caixa Tem, ou sacado nos terminais de autoatendimento.
Menor de idade: É necessária a autorização do responsável legal para movimentação da conta, o que pode ser feito pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa.
O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivo financeiro-educacional, que, somados, podem totalizar R$ 9,2 mil por aluno ao final do 3º ano do ensino médio: incentivo-matrícula, incentivo-frequência (o valor pago agora), incentivo-conclusão e incentivo-Enem.
Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20
da redação FM
Postar um comentário