Governo de Rondônia apresenta avanços no combate ao fogo na COP30

Banner 970x250

Governo de Rondônia apresenta avanços no combate ao fogo na COP30

 Durante painel na COP30, Rondônia destacou resultados expressivos na redução do desmatamento e no combate aos incêndios florestais.

     Fotos: Geovani Marx Rosa



Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada nesta terça-feira (11), o Governo de Rondônia apresentou os avanços no combate ao fogo e na preservação ambiental durante o painel “Da Previsão ao Combate: A Integração dos Sistemas de Rondônia no Combate ao Fogo”.

A apresentação, conduzida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e da Superintendência Estadual Indígena (SI). O foco foi mostrar os resultados das ações integradas e preventivas, que têm contribuído para a redução significativa do desmatamento e dos focos de incêndio no estado.

Integração e tecnologia como pilares da prevenção

Com ênfase na atuação preventiva, tecnológica e interinstitucional, a Sedam demonstrou à comunidade internacional o compromisso de Rondônia com a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe-Deter), o estado registrou uma redução de 35% na área sob alertas de desmatamento entre agosto de 2024 e julho de 2025. Esse resultado é fruto do fortalecimento de programas de educação ambientalcampanhas de conscientização e operações de fiscalização, que começaram com antecedência ao período crítico de queimadas.

Compromisso com o futuro da Amazônia

O governador Marcos Rocha ressaltou que o sucesso das ações depende da cooperação entre diferentes órgãos.

O painel reforça que a proteção eficaz da Amazônia depende de um esforço conjunto, coordenado e tecnicamente avançado. Em Rondônia, temos trabalhado para mostrar que é possível crescer com responsabilidade, unindo tecnologia, planejamento e compromisso ambiental”, afirmou.

coordenador da Cogeo, Paulo Sérgio Mendes dos Santos Junior, destacou o papel da tecnologia no processo de prevenção e resposta:

A atuação da Sedam tem sido essencial para fortalecer o monitoramento ambiental. Utilizamos ferramentas que antecipam riscos e otimizam decisões estratégicas, permitindo uma atuação mais precisa e eficiente”, explicou.

Rondônia como referência em sustentabilidade

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a presença do estado na COP30 reforça o protagonismo de Rondônia na construção de soluções sustentáveis.

Tratar sobre esse tema na COP30 é fundamental para mostrar que Rondônia está comprometida com uma agenda ambiental responsável, baseada em ciência, tecnologia e cooperação. Nosso estado tem demonstrado que é possível aliar desenvolvimento econômico e preservação da floresta, com resultados concretos na redução do desmatamento e das queimadas”, afirmou.


 Por Jorge Fernando | Secom - 50


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.