Embrapa lança livro sobre produção sustentável em meio à mudança climática

Banner 970x250

Embrapa lança livro sobre produção sustentável em meio à mudança climática

 A Embrapa lança na COP30 o livro bilíngue Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira, que aborda estratégias de adaptação e tecnologias para controlar emissões de gases de efeito estufa na agricultura tropical.


         
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará nesta terça-feira (11), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, o livro Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira.

A publicação foca em estratégias, tecnologias e indicadores de adaptação à mudança climática e de controle de emissões de gases de efeito estufa na agricultura tropical.

Segundo Giampaolo Queiroz Pellegrino, da Embrapa Digital (Campinas, SP) e coordenador do portfólio Clima, Recursos Naturais e Transformação Ecológica, o livro oferece alternativas para adaptar a agricultura e reduzir as emissões do setor.

A obra, que reúne a experiência da estatal e de mais de 50 autores, consolida sistemas produtivos sustentáveis, uso de tecnologias de mitigação e metodologias para mensurar emissões e remoções de gases de efeito estufa.

Dimensão Internacional e Demanda do Mercado

O livro foi escrito em linguagem simples, sendo destinado a agricultores e também a formuladores de políticas públicas. A publicação é gratuita e está disponível em português e em inglês na internet, o que reforça sua dimensão internacional durante o evento da COP30.

A pesquisadora Beata Emoke Madari, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás), e editora da publicação, destacou a relevância global do trabalho. “A agricultura do Brasil é uma das mais importantes em ambientes tropicais e subtropicais. Nossas soluções não servem somente para o Brasil, mas para outros países que também se encontram nessa zona climática”, explicou.

Giampaolo Pellegrino também ressaltou que o mercado internacional impõe barreiras ao agronegócio, especialmente aos exportadores, que são sensíveis à questão ambiental. Segundo o pesquisador, o mercado global “quer comprar produtos com baixa pegada de carbono, produtos desvinculados do desmatamento”.


Por Gilberto Costa – repórter da Agência Brasil - 20


da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.