O Chefe Casa Civil do Estado, secretário Elias Rezende, disse que a bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional precisa enfrentar de frente a situação vivida pelos garimpeiros de Rondônia e Amazonas que foram alvos de operações deflagradas pela Polícia Federal nos mês de outubro, ocasião em que tiveram suas balsas destruídas.
Para Elias Rezende, o problema precisa ser enfrentado em Brasília. Ele desafiou a bancada federal a apresentar algum requerimento questionando o decreto 6514, sancionado em 22 de julho de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Queremos ações concretas. Fazer discurso bonito não resolve nada. Precisamos acionar a nossa bancada federal para enfrentar esse problema. Não adiantar fazer audiência pública, fazer leis e decretos”.
Ele disse que o governador Marcos Rocha (União Brasil) enfrentou o problema de frente. “No entanto, temos limitações. Hoje o governo do Estado não pode fazer licenciamento para atividade de exploração do garimpo. Precisamos unir as forças. O setor da mineração sabe que as portas do governo estadual sempre estiveram abertas”, afirmou.
Veja o vídeo completo da audiência pública que tratou sobre a garimpagem no rio Madeira, promovida pela Assembleia Legislativa:
