O ministro Alexandre Padilha participa da reunião do G20 Saúde na África do Sul, onde o país, presidindo a Coalizão Global, propõe intensificar parcerias para a produção local de vacinas e medicamentos para doenças negligenciadas e de alto custo.
MS/Divulgação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul participando da reunião do G20 Saúde, onde apresentou um plano de trabalho para ampliar as parcerias internacionais e empresariais. O objetivo é fomentar a produção local e regional de vacinas e medicamentos, bem como novas tecnologias.
O Brasil é o país que ocupa a presidência da “Coalizão Global para Produção Local e Regional” de vacinas, medicamentos e novas tecnologias. O foco da coalizão é o enfrentamento de doenças negligenciadas e a melhoria do acesso a cuidados e tratamentos para populações vulneráveis.
Propostas no G20 Saúde
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o ministro Padilha, acompanhado por uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentará até esta sexta-feira (7 de novembro de 2025) um plano de trabalho detalhado.
Este plano poderá resultar na produção de vacinas e medicamentos de alto custo para o tratamento de doenças como câncer e diabetes. Além disso, a iniciativa visa intensificar o enfrentamento de doenças socialmente determinadas, incluindo malária, tuberculose, hepatites virais e HIV/aids.
A reunião do G20 Saúde busca alinhar esforços entre os países para garantir que o acesso a tratamentos e vacinas essenciais seja ampliado globalmente.
Por Agência Brasil - 20
da redação FM
