Rondônia ultrapassa 46 mil inscritos e intensifica preparação para o Enem 2025

Rondônia ultrapassa 46 mil inscritos e intensifica preparação para o Enem 2025

 

       Foto: Shutterstock


Porto Velho, Rondônia – Faltando apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem intensificado ações de preparação para os estudantes da rede estadual. As iniciativas incluem revisões, simulados e atividades pedagógicas que fortalecem competências essenciais para o exame.

Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, Rondônia contabiliza 46.801 inscritos confirmados, sendo 31.577 isentos da taxa de inscrição e 15.224 pagantes. Entre os 21.927 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública com inscrição pré-preenchida, 18.280 confirmaram participação, representando 83,37% do total.
Preparação tecnológica e pedagógica

Para auxiliar na reta final, o MEC lançou o aplicativo MEC Enem, com simulados por área do conhecimento, correção automática de redação, vídeos, apostilas de reforço e assistente virtual para organizar os estudos. Também está disponível a cartilha “A Redação do Enem 2025”, que apresenta a matriz de referência e exemplos de textos nota mil.

A secretária Albaniza Oliveira destacou a mobilização das escolas:

“Nossas equipes pedagógicas estão empenhadas em apoiar os estudantes com revisões e simulados preparatórios, garantindo que cheguem confiantes para o exame”.

O gerente de ensino médio da Seduc, Djair de Souza, reforçou o comprometimento dos alunos:

“A participação de mais de 83% dos concluintes da rede pública demonstra confiança e preparo. O trabalho contínuo das Superintendências Regionais de Educação e dos professores tem aproximado os estudantes da universidade”.

Orientações importantes

Os participantes devem apresentar documento de identificação com foto (físico ou digital, como e-Título, CNH ou RG via app gov.br) e usar caneta esferográfica preta de material transparente. O uso de equipamentos eletrônicos é proibido, devendo ser guardados desligados em envelope próprio.

Porta de acesso ao ensino superior

O Enem segue como principal via de ingresso na educação superior, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. Em Rondônia, milhares de estudantes da rede pública contam com o exame para acessar universidades, dentro e fora do país.


da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.