Programa “Hackers do Bem” oferece 25 mil vagas gratuitas em cursos de cibersegurança

Banner 970x250

Programa “Hackers do Bem” oferece 25 mil vagas gratuitas em cursos de cibersegurança

 

        Porto Velho, Rondônia –Estão abertas as inscrições para 25 mil novas vagas do programa Hackers do Bem, iniciativa gratuita financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo formar profissionais na área de cibersegurança em todo o país. Podem participar pessoas que tenham concluído ou que estejam cursando o ensino médio.

As vagas são destinadas aos cursos de nivelamento (80 horas) e básico (64 horas). O primeiro apresenta conteúdos introdutórios sobre hardware, redes, internet e lógica de programação. Já o curso básico aprofunda temas como computação em nuvem, identificação de ameaças cibernéticas, criptografia, governança e compliance.

Formação em diferentes níveis

A meta do programa é capacitar 30 mil estudantes no nível básico3 mil no intermediário e mais de 200 no nível avançado. Após a conclusão, os participantes recebem certificação oficial e passam a integrar o Hub Hackers do Bem, um espaço virtual que conecta alunos, especialistas e empresas, incentivando a troca de conhecimento e projetos colaborativos.

Desde seu lançamento, em janeiro de 2024, a iniciativa já certificou mais de 36 mil alunos, tornando-se uma referência nacional e internacional na formação de talentos para o setor de segurança digital. Os cursos são oferecidos de forma 100% on-line, com aulas e atividades promovidas pela Escola Superior de Redes (ESR), unidade de capacitação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Relevância estratégica

De acordo com Leandro Guimarães, diretor-adjunto da ESR, os resultados alcançados pelo programa reforçam sua importância para o fortalecimento das competências digitais no país.

“O sucesso do Hackers do Bem permitiu ampliar o acesso de jovens e profissionais às oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho. Seguimos firmes no compromisso de preparar talentos para um futuro mais seguro e conectado”, destacou.

A ação é realizada no âmbito do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, com execução da RNP e parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

Segundo o MCTI, o programa integra um conjunto de medidas para estruturar um ecossistema nacional de segurança digital, que inclui formação técnica, pesquisa, estímulo à inovação e apoio à criação de startups no setor. Já foram investidos cerca de R$ 34 milhões, provenientes da Lei de Informática, para garantir a continuidade das ações.

Para o coordenador-geral de Inovação Digital do MCTI, Rubens Caetano Barbosa de Souza, o programa é estratégico para o país:

“O Hackers do Bem tem caráter contínuo e multiescalar, contribuindo para que o Brasil desenvolva uma indústria de segurança cibernética inovadora, com base científica sólida e capaz de reter talentos nacionais”, afirmou.

As inscrições podem ser realizadas no site oficial do programa, disponível neste link.

da  redação FM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem