Lula propõe exportar biocombustíveis e incentiva pesquisa no setor

Banner 970x250

Lula propõe exportar biocombustíveis e incentiva pesquisa no setor

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com dirigentes da Be8 e da Mercedes-Benz para discutir o incentivo à pesquisa e a inclusão de biocombustíveis na pauta de exportação do Brasil, sugerindo testes na Alemanha.

       © Ricardo Stuckert/PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu as possibilidades para incentivar a pesquisa e colocar os biocombustíveis na pauta exportadora brasileira. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (30) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Participaram do encontro Erasmo Carlos Battistella, CEO da Be8, e Denis Güven, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina.

Rota Sustentável COP30

Lula conheceu os caminhões e ônibus da Rota Sustentável COP30. Esses veículos utilizam o biocombustível Be8 BeVant, que promete reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o diesel fóssil.

A rota, que testa o biocombustível da Be8 nos veículos da Mercedes-Benz, saiu de Passo Fundo (RS) em 20 de outubro, rumo a Belém (PA) para a COP30, em uma viagem de cerca de 4 mil quilômetros.

Battistella pediu o apoio do governo para que os biocombustíveis se tornem uma pauta de exportação para o Brasil. Segundo ele, o BeVant pode substituir o óleo diesel e é uma “solução imediata de descarbonização”.

Proposta para a Alemanha

O presidente Lula sugeriu que os testes sejam estendidos para veículos produzidos pela Mercedes-Benz na Alemanha, para avaliar o nível de redução de gases.

“Quem sabe a gente possa exportar isso aqui para o mundo. Quem sabe a gente importa caminhão e exporta [biocombustível] para a Alemanha”, disse Lula.

O presidente destacou a capacidade de produção agrícola do Brasil e o desenvolvimento de novas tecnologias, como o BeVant. Ele afirmou que o país pode mostrar que a transição energética “não é tão difícil”.

Transição energética e petróleo

Lula, no entanto, reforçou que não é possível abrir mão do combustível fóssil “do dia para a noite”. Ele mencionou a “celeuma” sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial.

A Petrobras obteve licença do Ibama neste mês para pesquisa exploratória na região, apontada como o novo pré-sal. Lula disse que é preciso pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente exige e que a Petrobras se transformará em uma empresa de energia.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

da redação FM

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.