| Capacitação busca aprimorar integração entre instituições e estratégias de resposta a situações críticas |
Porto Velho, Rondônia – Gestores e representantes da segurança pública de Rondônia participam, entre os dias 15 e 17 de outubro, do Curso de Aperfeiçoamento da Gestão de Crises no Contexto da Segurança Pública, realizado no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), em Porto Velho. A iniciativa é promovida pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP), com o objetivo de fortalecer a integração entre instituições e aprimorar ações conjuntas em situações de crise.
A capacitação é conduzida pelo promotor de Justiça Dr. Edmundo Reis Silva Filho, do Ministério Público da Bahia, e conta com a participação de membros e servidores do MP, além de representantes das forças de segurança pública e da defesa civil estadual e municipal. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) integra o grupo de formação, reforçando o compromisso do Governo de Rondônia com a qualificação contínua dos seus servidores.
Durante os três dias de curso, os participantes têm acesso a técnicas e metodologias voltadas ao gerenciamento de crises, com foco em ações planejadas e integradas entre os órgãos de segurança e o sistema prisional. O conteúdo programático aborda desde fundamentos teóricos até a aplicação prática, incluindo noções de negociação em crises, sistema de comando de incidentes, comunicação em situações críticas, enfrentamento de crises prisionais e gestão de multidões.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, também ressaltou o papel da união institucional no fortalecimento da segurança pública:
“A atuação do Estado em crises exige ações preventivas, coordenadas e eficazes. A integração entre o sistema prisional, forças de segurança, Ministério Público e Justiça Criminal fortalece nossa capacidade de resposta. Parabenizo todos os envolvidos por esta iniciativa que contribui para uma segurança pública mais eficiente”, destacou.
A formação, segundo o MPRO, reforça o compromisso das instituições com a eficiência, a prevenção e a resposta rápida a situações de risco, além de promover o diálogo interinstitucional e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para o enfrentamento de crises complexas em Rondônia.
A assessoria de comunicação - Fotos : Taiana Mendonça
da redação FM
