Decreto fortalece implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

Decreto fortalece implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

 Novo decreto define diretrizes e prazos para o PNPDC, promovendo gestão integrada de riscos em todo o Brasil.

         imagem gerada por IA



Brasília (DF), 10 de outubro de 2025 – O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), principal instrumento de gestão de riscos de desastres no Brasil, está pronto e será lançado nos próximos meses. Um decreto publicado nesta semana estabelece princípios, diretrizes e objetivos, além de definir prazo de 60 dias para a publicação da portaria ministerial.

O PNPDC é supervisionado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e prevê estratégias integradas entre União, estados, Distrito Federal e municípios. O plano busca proteger vidas, reduzir danos materiais e fortalecer a resiliência das comunidades frente a desastres naturais ou provocados pelo homem.

Segundo o secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Wolnei Wolff, o plano foi construído de forma colaborativa, com participação de órgãos federais, estaduais, municipais, setor privado e sociedade civil. “O plano reflete as necessidades e realidades locais, tornando-se mais robusto e alinhado com a realidade brasileira”, afirma.

O PNPDC é estruturado em eixos que incluem prevenção, preparação, resposta, recuperação e reconstrução, com diretrizes específicas para orientar ações em todos os níveis de governo. A sociedade civil contribuiu ativamente por meio de consultas públicas, fóruns e parcerias com universidades, garantindo que o plano seja eficaz e aplicável na prática.

SEO e legibilidade:

  • Palavra-chave de foco: Plano Nacional de Defesa Civil
  • A palavra-chave aparece no título, subtítulo e primeiro parágrafo.
  • Parágrafos curtos, linguagem clara e objetiva.
  • URL sugerida: /plano-nacional-defesa-civil-decreto
  • Alt text para imagem: “Lançamento do Plano Nacional de Defesa Civil no Brasil”
Por Assessoria - 50

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.